O habitus pibidiano- olhares e vivências na construção da imagem docente
Resumo
O presente trabalho foi realizado com apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID, da CAPES. A pesquisa tem caráter qualitativo, incluindo a análise teórica de respostas a um questionário a ser aplicado com o intuito de desvelar a contribuição das inter-relações e trocas estabelecidas na prática pibidiana para a construção da imagem docente. Por conseguinte, numa transição entre a discência e a docência, a rede de relações a serem estabelecidas na troca de saberes entre aprendizes com diferentes níveis de conhecimento,culminará noamadurecimento e na construção da imagem enquanto docente, florescendo-se, assim, enquanto educadores.Valoramos, deste modo, a dialética na construção de uma reflexão sobre o fazer docente, revigorando a Pedagogia enquanto Ciência crítica. Assim sendo, o futuro docente será o escultor de seu habitus, refletindo, portanto, sua personalidade e seu caráter enquanto profissional e ser humano. O presente trabalho traz a visão caleidoscópica da docência, sobrepondo-se diversos olhares, experiências, vivências acerca da construção da imagem enquanto professor,
contemplando diversas concepções que se encontram, se tocam e se trocam, refazendo-se numa metamorfose contínua, vibrante, que culmina no prelúdio de uma nova era dentro de nossa Educação: a redescoberta da boniteza do fazer docente.
Palavras-chave: docência; vivências; reflexão.