RevisãoOnline: em busca do 1000 na redação do ENEM

  • Danielle Duarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Camille Macedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Marcio Bigolin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Cleusa Albilia de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Revisão, Redação, ENEM

Resumo

No ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2022, apenas 19 participantes tiraram a nota máxima na redação, enquanto mais de 87 mil zeraram. O principal propósito do RevisãoOnline consiste em proporcionar um espaço onde os usuários possam aprimorar suas habilidades na produção de textos e se preparar para ingressar no ensino superior. Com isso em mente o projeto RevisãoOnline: Em busca do 1000 na redação do ENEM tem o objetivo de facilitar o entendimento de como são avaliadas as redações do ENEM, explicando suas competências de uma forma compreensível e detalhada. Como metodologia, o projeto oferece oficinas programadas de escrita e revisão de redação, onde estudantes de ensino médio podem aprimorar suas habilidades de escrita em redação e compreender como as avaliações das redações acontecem. O material base para a compreensão das competências são os manuais dos revisores disponibilizados pelo INEP em 2020. Nas oficinas a plataforma é apresentada, evidenciando que nela os estudantes desempenham dois papéis: o de escritor e o de revisor. No papel de escritor, o estudante trabalha com um tema escolhido pela equipe, disponível na plataforma. Após escrever a redação, ela é enviada para avaliação no sistema, que seleciona dois usuários da plataforma para revisá-la, no entanto o escritor só tem acesso às correções após revisar duas redações de outros usuários. Já no papel de revisor, o estudante recebe uma redação selecionada pela equipe do RevisãoOnline, o utilizador faz uso de ferramentas de correção que facilitam a avaliação dos elementos requeridos na redação do ENEM. Estas ferramentas englobam critérios para avaliar elementos locais do texto, permitindo ao revisor identificar partes que podem ser aprimoradas, além de aspectos mais amplos, como a pertinência ao tema e a defesa de um ponto de vista. Em comparação com outras plataformas, o RevisãoOnline se diferencia por ser de acesso gratuito, aplicar critérios fundamentados nas competências avaliadas na prova de redação do ENEM para avaliar os textos dissertativos-argumentativos, facilitar a criação de comunidades e grupos de estudo, bem como integrar sistemas de reputação para estimular a participação ativa dos usuários. Para aprimorar a interação, o RevisãoOnline disponibiliza a função de grupos, que utilizamos nas oficinas, onde professores podem conduzir atividades com suas turmas e estudantes podem criar grupos de estudo. Professores e líderes de grupo contam com recursos exclusivos, como a criação e seleção de tópicos, integração com plataformas educacionais como o Moodle, configuração de cálculos de notas com base nas tarefas realizadas, envio de mensagens e atribuição de revisões pré-selecionadas. Até o momento, no RevisãoOnline os estudantes cadastrados produziram 1.827 redações dissertativo-argumentativas. Essas redações estão sendo classificadas de forma semiautomatica pelo projeto de pesquisa e estudados os principais erros para melhoramento do material das oficinas.

Biografia do Autor

Danielle Duarte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do ensino médio técnico em desenvolvimento de sistemas no IFRS Canoas, atua no projeto RevisãoOnline como bolsista de extensão

Camille Macedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do ensino médio técnico em desenvolvimento de sistemas no IFRS Canoas, atua no projeto RevisãoOnline como bolsista do CNPQ Iniciação cientifica

Marcio Bigolin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Graduado em Bacharel em Ciência da Computação (2011), pela Universidade de Caxias do Sul, mestrado em ciência da computação (2014) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutor em Informática na Educação pela (UFRGS). Professor de Linguagens para Internet e Programação Orientada a Objetos no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS Campus Canoas). Desenvolvedor e idealizador do projeto RevisãoOnline (revisaoonline.com.br). Atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento web, revisão por pares, mineração de textos, processamento de linguagem natural, learning analytics.

Cleusa Albilia de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Graduada em Letras Licenciatura em Português/Espanhol pela Universidade de Cuiabá (2008), graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação (2017), mestrado em Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012) e doutorado em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015). Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e consultor ad hoc do INEP/MEC do Ministério da Educação. Nos últimos anos participa das discussão e estudos da cultura afrocentrada, com ênfase no empoderamento das mulheres negras e, sobretudo mulheres na fronteira Oeste, ampliando as discussões com o grupo de pesquisa morada nas temáticas de migrações e idiomas (Português/Espanhol)É membro do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), portaria n. 53/2023 do campus Canoas e membro da Comissão de Heteroidentificação do Campus Canoas, portaria n. 55/2023.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Exposição] Linguística, Letras e Artes