REpEnsE: construindo formas diferentes de promover a educação ambiental em escolas

  • Patrícia Cassel da Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Simone Maffini Cerezer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Lisiane Palma Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: consumo consciente, resíduos eletroeletrônicos, jogos de educação ambiental

Resumo

A sociedade atual mantém um caráter consumista e acomodada, cria, desenvolve e produz comodidades para o cotidiano visando o bem estar individualista e muitas vezes apenas para manter ou elevar seu nível social. Em geral, não reflete sobre os impactos socioambientais que são causados ao adquirir quaisquer equipamentos, alimentos ou qualquer produto que cegamente acha que necessita e que a fará feliz, mesmo que brevemente, pois tudo tem um prazo de validade ou a chamada obsolescência programada, com uma nova versão de felicidade pronta para ser lançada e desejada. Descarta e compra outro, alimentando cada vez mais o consumo irresponsável. Para se fabricar qualquer produto é necessário o uso de recursos naturais, muitos não renováveis, gerando resíduos em todas as etapas seguintes até acabar sua vida útil e ser jogado fora. Degrada-se o meio ambiente mais do que o necessário por não se pensar de forma consciente sobre o que realmente precisa, antes de sair comprando, consumindo e descartando. Sendo assim, com o objetivo de colaborar com a conscientização de estudantes e professores em relação ao consumo e à reciclagem de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos e os riscos do seu descarte incorreto, tanto para a saúde, como para o meio ambiente, a equipe de execução do projeto de extensão REpEnsE – Construindo Caminhos com as Escolas para o Consumo Consciente e a Reciclagem de Eletroeletrônicos do IFRS – Campus Canoas tem planejado diferentes formas para pensar essas temáticas. Dentre elas, apresentamos as oficinas desenvolvidas nos meses de junho e julho de 2023 com estudantes de duas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental e uma turma de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Jussara Maria Polidoro, localizado no bairro Guajuviras da cidade de Canoas/RS, totalizando 54 participantes. Para a realização das oficinas três jogos com conteúdos de educação ambiental de diferentes níveis de dificuldades e formas de aprendizagem foram criados e confeccionados, bem como vídeos e textos envolvendo a temática ambiental foram selecionados pela equipe de execução do REpEnsE. Observou-se que o desenvolvimento das oficinas com a aplicação dos jogos, exibição dos vídeos e leitura de texto, proporcionaram nas três turmas, envolvimento, participação, descontração, diálogos e reflexão sobre a necessidade de mudanças em nossas atitudes diárias com relação aos hábitos de consumo. Cabe destacar, que para os meses de setembro e outubro de 2023 estão previstas oficinas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire com o apoio da Cooperativa de Reciclagem Tecnológica (Coopertec), instituição que promove a coleta, desmonte e destinação adequada de resíduos de eletroeletrônicos, localizada no bairro Niterói, na cidade de Canoas/RS. 

Biografia do Autor

Patrícia Cassel da Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso de graduação em Tecnologia em Logística do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Bolsista do projeto de Extensão REpEnsE – Construindo Caminhos com as Escolas para o Consumo Consciente e a Reciclagem de Eletroeletrônicos. Possui curso técnico-profissionalizante em Técnico em Química pela Unidade de Ensino Cristo Redentor - ULBRA (2004), curso técnico-profissionalizante em Técnico em Meio Ambiente pela Unidade de Ensino Cristo Redentor - ULBRA (2006).  

Simone Maffini Cerezer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Estatística e Probabilidade Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Eng de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelos de Séries Temporais, Teoria de Valores Extremos, Ensino de Estatística e Probabilidade. 

Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Licenciatura em Matemática pela Unisul virtual (2012), MBA em Gestão Empresarial pela FGV-Decision (2002), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e Doutorado na Engenharia de Produção da UFRGS, na área de Qualidade, tendo como tema de pesquisa os Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (2016). Atua como Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Canoas. Possui experiência profissional nas áreas de Qualidade, Logística, Gestão de Projetos e Telecomunicações. Atua principalmente nos seguintes temas: Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos, Qualidade, Logística, Logística Reversa e Gestão da Produção. 

Lisiane Palma, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Administradora e Mestre em Agronegócios pela UFRGS. É líder do grupo de pesquisa Organizações, Sociedade e Meio Ambiente (IFRS) e atua como pesquisadora no grupo de pesquisa em Decisão e Tecnologia da Informação (IFRS). Tem experiência de trabalho em diferentes tipos de organizações, tanto nacionais quanto internacionais. 

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar