Relacionando o ensino da matemática financeira com o cotidiano dos alunos através de um mercadinho em sala de aula.

  • Pamela Adriana Soares de Moraes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Gabriel Ferreira Flores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Cintia Regina Fick Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: formação docente, educação financeira, Pibid

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do IFRS - Campus Canoas, tendo como parceira a EMEF Irmão Pedro, localizada no município de Canoas. Destaca-se que o programa tem contribuído para a formação dos envolvidos, incentivando o aperfeiçoamento e a valorização da formação docente para a educação básica. Aqui pretende-se apresentar uma inserção feita em uma turma de oitavo ano, dos anos finais do Ensino Fundamental, denominada “Mercadinho”, que tinha por objetivo trabalhar a educação financeira e explorar conteúdos de matemática a partir de situações do cotidiano dos alunos ou do seu grupo familiar, utilizando, para isso, prateleiras, mesas e produtos que simulasse um mercado de bairro, similar aos que estão habituados. Nessa atividade, todos os produtos possuíam preços distintos, alguns sendo números inteiros e outros decimais, permitindo que trabalhassem com diferentes conjuntos numéricos. Os alunos deveriam comprar a maior quantidade de produtos utilizando R$130,00, podendo comprar no máximo dois itens de cada produto. Como conteúdo específico, foi trabalhado as quatro operações básicas com números racionais e elementos da educação financeira, buscando ampliar o conhecimento sobre o sistema monetário brasileiro. A abordagem metodológica utilizada, insere-se no contexto de metodologias ativas de ensino, que, por sua vez, buscam estimular o aprendizado dos estudantes através da resolução de problemas semelhantes aos que podem ser enfrentados em seu cotidiano. Essa estratégia está relacionada a uma perspectiva Freiriana de Educação Dialógica, bem como à perspectiva da educação ativa. A partir da realização dessa prática, em sala de aula, foi possível perceber e identificar as dificuldades para resolução de problemas simples, por exemplo: como calcular o troco, principalmente quando envolvia valores “quebrados” como 25 centavos ou 65 centavos. Já o cálculo do custo por quantidade comprada, unitário, por gramas ou mililitros, e as relações entre preço e tamanho das embalagens, era de conhecimento de parte dos alunos, pois  já realizavam por conta própria as compras para suas casas. Também, observou-se que os alunos foram rápidos para escolher no “mercadinho” o que gostam, uma vez que sabem o que suas famílias compram e também as dificuldades econômicas que enfrentam. Por fim, destaca-se que essa experiência foi de grande importância para nossa formação enquanto futuros professores, pois possibilitou o contato com a prática docente, nos aproximou da realidade dos estudantes de uma escola pública e nos permitiu perceber suas dificuldades e facilidades.

Biografia do Autor

Pamela Adriana Soares de Moraes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso Superior de Matemática-Licenciatura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Gabriel Ferreira Flores, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso Superior de Matemática-Licenciatura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Orientador. Doutor em Informática na Educação (UFRGS), Mestre em Ensino de Matemática (UFRGS), Licenciado em Matemática (PUCRS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Orientador do PIBID no IFRS - Campus Canoas.

Cintia Regina Fick, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Coorientadora. Mestra em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS), Especialista em Educação Matemática (UFSM), Licenciada em Matemática (UFSM); Professora da Prefeitura Municipal de Canoas, Professora Supervisora do PIBID na EMEF Irmão Pedro - Canoas.

 

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar