Educação financeira no ambiente escolar como forma de promover qualidade de vida

  • Vera Teresinha Daniel Stringhini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Simone Maffini Cerezer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: planejamento financeiro, consumo planejado e consciente, educação financeira

Resumo

Mais do que um direito, desenvolver habilidades para melhorar sua qualidade de vida e a de seus familiares, é também um dever de cada cidadão. A partir de atitudes comportamentais e de conhecimentos básicos sobre gestão de finanças pessoais aplicados no seu dia a dia, cada pessoa pode ser estimulada a tomar decisões de forma autônoma, referentes a consumo, poupança e investimento, prevenção e proteção, considerando seus desejos e necessidades atuais e futuras. A estabilidade monetária no país, com o Banco Central do Brasil (BCB) como órgão regulador e supervisor do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e políticas sérias, levam ao controle da inflação e ao alcance da estabilidade financeira. Este ambiente fez crescer, sistematicamente, a oferta de produtos e serviços financeiros, entre os quais o crédito, e aumenta o poder de compra de consumo de parte da população que, anteriormente, não acessavam, mas, é importante saber usá-los adequadamente. Com o objetivo de contribuir para a preparação de jovens de escolas estaduais de ensino médio, este projeto se propõe a trabalhar o tema educação financeira nas escolas, levando ao estudante a prática de cuidar do próprio dinheiro, tornando-o mais consciente em relação às suas finanças e a de suas famílias. A atividade consiste em realizar oficinas presenciais, com conteúdo teórico e prático de orientação financeira e apresentação da estrutura e funcionamento do Sistema Financeiro Brasileiro, oportunizando ao jovem a gestão de sua vida em sociedade e escolhas de forma responsável e autônoma. O trabalho, iniciado em maio de 2023, foi proposto a duas Escolas Estaduais, uma localizada próxima ao Campus Canoas do IFRS, e a outra no bairro Mathias Velho, de grande concentração de famílias e especialmente jovens de baixa renda, aos alunos e professores do Ensino Médio e Técnico. Nove oficinas já foram executadas no período de 14/08/2023 a 01/09/2023, envolvendo 148 alunos do Curso Técnico de Administração e seus professores, em atividades desenvolvidas presencialmente, junto à Escola Estadual Bento Gonçalves, localizada no Bairro Mathias Velho, Canoas, RS. Ainda estão programados 9 encontros com alunos da mesma Escola e mais 6 com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Érico Veríssimo. Tal iniciativa alinha-se aos propósitos previstos na BNCC e, à Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), instituída pelo Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010, e renovada pelo Decreto Federal nº 10.393, de 9 de junho de 2020, que tem como finalidade promover a educação financeira e previdenciária e contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.

Biografia do Autor

Vera Teresinha Daniel Stringhini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Mestre em Economia pela Universidade Federal do RGS (2003), Bacharel em Administração pela Universidade Luterana do Brasil (1982) e habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1986). Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pelo Centro Educacional La Salle (1988); especialista em Câmbio e Operações Financeiras com o Exterior pela EPGE/FGV-RJ (1995), Especialista em Estratégias e Gestão de Negócios Internacionais pelo UNILASALLE (1999), Especialista em Gestão Municipal, Ênfase em Captação de Recursos e Elaboração de Projetos pela UNISC (2013) e MBA em Gestão Empresarial pela La Salle Business School (2017). Licencianda em Matemática no IFRS/Canoas. Compõe o Conselho de Administração da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Sul - ADESSul desde 2007. Docência nas áreas de Gestão e Administração, Câmbio, Comércio Exterior, Economia Internacional. Atua como docente na Logus Sociedade Educacional em Canoas, nas áreas de Administração e Logística. Atuou como professora de Economia Internacional, na ULBRA-Canoas (1990 -1997), nas áreas de Administração-Comércio Exterior no UNILASALLE-Canoas (1999 - 2009) e no IFRS - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RS, Campus Canoas, na área de Gestão e Logística, entre 2013 a 2015 e no ano de 2018. Atuou no BANRISUL de 1977 a 2001 em diversas áreas, em especial na mesa de negociações cambiais.

Simone Maffini Cerezer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Orientadora. Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Estatística e Probabilidade Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Eng de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelos de Séries Temporais, Teoria de Valores Extremos, Ensino de Estatística e Probabilidade.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Ciências Sociais Aplicadas