Metodologias ativas de ensino e a criação de materiais didáticos no LabMaker

  • Emilly Binsfeld Lui Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) · Campus Canoas
  • Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Eduardo Meliga Pompermayer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: LabMaker, interdisciplinaridade, aprendizagem criativa

Resumo

O projeto Idealizar Maker tem como objetivo viabilizar a realização de atividades criativas para ensino, pesquisa e extensão no IFRS - Campus Canoas, a partir do uso das instalações e de recursos do laboratório maker. Por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, busca-se qualificar os processos de ensino e de aprendizagem a partir do favorecimento de metodologias ativas que promovam uma aprendizagem mais participativa e significativa. Para isso, foram planejadas e estão sendo ofertadas ações extensionistas para formação da comunidade acadêmica do campus Canoas e aos professores da rede municipal de Canoas, envolvendo abordagens pedagógicas para o desenvolvimento de materiais didáticos, empreendedorismo e robótica educacional, dentre outros. No âmbito da pesquisa, pretende-se investigar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino fundamental e médio, bem como pesquisar sobre metodologias ativas e propor estratégias didáticas utilizando as ferramentas e recursos disponíveis no laboratório maker para futura aplicação em sala de aula. No âmbito do ensino, pretende-se auxiliar os docentes de áreas de conhecimento diversas no desenvolvimento de atividades e materiais criativos e inovadores para serem utilizados em sala de aula, acompanhando a aplicação das propostas didáticas. Considerando os objetivos do projeto, foram disponibilizadas as primeiras oficinas para alguns servidores e bolsistas interessados. Foram ministradas por colaboradores do projeto duas oficinas, voltadas para a utilização e produção de materiais didáticos utilizando cortadora laser e impressão de objetos 3D. Ao todo participaram 34 bolsistas e servidores, que estão aptos a usufruírem melhor os recursos do laboratório e implementar em suas atividades a produção de materiais com esses recursos. Além disso, o grupo foi responsável pela proposta do regulamento para o funcionamento do laboratório maker, que foi apresentada e aprovada no Conselho de Campus em agosto de 2023. Estão sendo planejadas novas atividades em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Canoas, considerando as demandas por formação de docentes, principalmente na área de robótica e empreendedorismo. A equipe do projeto também auxilia os servidores e bolsistas na confecção dos materiais didáticos, conforme demanda e disponibilidade dos equipamentos e da própria equipe. Desta forma, o laboratório maker contribui para a melhoria da qualidade do ensino do Campus Canoas, tanto do próprio Campus, quanto das escolas parceiras dos projetos de extensão, através do uso de materiais concretos e metodologias ativas em sala de aula, além de incentivar pesquisas para elaboração e desenvolvimento desses materiais. Da mesma forma, o desenvolvimento de pesquisas para elaboração e desenvolvimento desses materiais é incentivada pela disponibilidade dos recursos do laboratório maker.

Biografia do Autor

Emilly Binsfeld Lui, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) · Campus Canoas

Estudante do curso Superior de Matemática - Licenciatura, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Bolsista do projeto Idealizar Maker.

Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Orientador(a). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Coordenadora do projeto Idealizar Maker.

Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutor em Informática na Educação (UFRGS), Mestre em Ensino de Matemática (UFRGS), Licenciado em Matemática (PUCRS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Colaborador do projeto indissociável: Idealizar Maker.

Eduardo Meliga Pompermayer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutorando em Informática na Educação (UFRGS), Mestre em Ensino de Matemática (UFRGS), Licenciado em Matemática (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Colaborador do projeto indissociável: Idealizar Maker.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar