A utilização de jogos para o ensino e aprendizagem de Matemática

  • Deise de Vargas da Cunha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Mailson Dornelles Mota Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Ângela Maria Machado Assis de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: matemática (ensino), jogos didáticos, desafios

Resumo

A inserção de jogos nas aulas de matemática pode ser  utilizada com a finalidade de diminuir bloqueios que os estudantes apresentam em relação a esta disciplina, bem como para favorecer sua aprendizagem. Esta proposta tem por objetivo divulgar diferentes jogos que permitem explorar o ensino de matemática, a partir de uma abordagem com caráter lúdico. Para tal, serão apresentados os seguintes jogos: Quebrando o código, La boca, Quatro critérios e Perspectiva. Destaca-se que esses jogos exploram e favorecem o desenvolvimento do raciocínio lógico, do raciocínio visuoespacial, da cooperação e elaboração de estratégias. Além disso, pretende-se promover a interação do público com a matemática de forma que os leve a exercitar o raciocínio e emprego de habilidades matemáticas enquanto divertem-se com esses jogos. Tais materiais foram produzidos por discentes do curso de Matemática-Licenciatura e apoiadores do LEMA (Laboratório de Educação de Matemática) do IFRS - Campus Canoas, com intuito de desenvolver e testar outras formas de aplicação e ensino da matemática, de maneira a complementar seu ensino. A escolha de utilizar jogos como metodologia de ensino de matemática não se limita apenas à facilidade de implementação por parte dos professores em sala de aula, mas também devido ao pouco recurso financeiro exigido. Ela também é motivada pelo fato de que essa abordagem promove um ambiente de aprendizagem mais envolvente e lúdico. A didática dos jogos não apenas serve como um instrumento estimulante no ensino tradicional, mas também oferece a versatilidade de ser aplicada tanto para reforçar os conceitos discutidos em sala de aula quanto para introduzir novos conteúdos. Esta proposta visa explorar o potencial dessa metodologia e fornecer orientações para seu uso eficaz, com o objetivo não apenas de proporcionar momentos de descontração, mas também de promover o aprendizado e o desenvolvimento do pensamento crítico e lógico dos alunos. Isso demonstra que a abordagem adequada pode oferecer aos estudantes maneiras mais agradáveis e atraentes de aprender matemática, desmistificando a ideia de que o ensino dessa disciplina se resume apenas à aplicação de conceitos e à memorização de fórmulas e regras de maneira tediosa.

Biografia do Autor

Deise de Vargas da Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso Superior de Matemática-Licenciatura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Mailson Dornelles Mota, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso Superior de Matemática -Licenciatura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Ângela Maria Machado Assis de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso Superior de Matemática-Licenciatura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Orientador. Doutor em Informática na Educação (UFRGS), Mestre em Ensino de Matemática (UFRGS), Licenciado em Matemática (PUCRS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Orientador do PIBID no IFRS - Campus Canoas

Publicado
2023-11-27
Seção
[Exposição] Multidisciplinar