Educação ambiental e integração de conhecimentos: ações do Projeto Metamorfose no IFRS - Campus Canoas

  • Maria Luiza Souto Lara Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Daniela Rodrigues da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Alexandre Tadachi Morey Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Lisiane Celia Palma Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: interdisciplinaridade, educação ambiental, ensino

Resumo

O projeto Metamorfose é um projeto de ensino subsidiado pelo IFRS campus Canoas que tem por objetivo promover mudanças a partir da educação ambiental. Suas ações foram idealizadas  a partir da observação da carência de ações internas e externas ao campus com relação ao tema, tendo sua primeira edição em 2011, momento em que iniciou diversas atividades, como o plantio de vegetação dentro do campus Canoas, oficinas, palestras, visitas técnicas, dentre outros. Neste ano, após sua interrupção devido à situação pandêmica, entre 2020 e 2022, o projeto tem por objetivo promover ações interdisciplinares de educação ambiental, de forma integrada, para estudantes dos cursos técnicos do IFRS - Campus Canoas. As ações que contemplaram especificamente o contexto da sala de aula foram organizadas por distintas disciplinas e desenvolvidas em dois cursos técnicos, nos turnos da tarde e da noite. No curso técnico em Comércio integrado ao ensino médio - modalidade Proeja, a integração foi planejada pelas disciplinas de Ciências da Natureza e Relações e Responsabilidades Comerciais, na turma do segundo ano. Os estudantes utilizaram o óleo de cozinha recolhido do ponto de coleta implementado no campus pelo projeto Metamorfose, para a produção de sabão no laboratório de biologia e química, estudando tanto processos químicos quanto biológicos, como a reação química de saponificação, os impactos do óleo destinado de forma incorreta na natureza, processos de separação de sistemas heterogêneos e o tratamento da água contaminada nas estações de tratamento de água, o efeito antisséptico do sabão em relação à redução da microbiota normal das mãos. Concomitantemente, foi trabalhado o processo de planejamento de custos e vendas do sabão enquanto um produto, considerando o estudo de conceitos da área jurídica e comercial, como formalização do negócio, construção da logomarca e slogan, estudo dos concorrentes, entre outros.  Em outra atividade planejada e desenvolvida com o primeiro ano do curso técnico em Administração integrado ao ensino médio, a turma foi dividida e cada grupo escolheu um produto para pesquisar sua cadeia produtiva (envolvendo desde a extração de matérias primas até a destinação final) e os impactos ambientais relacionados aos resíduos produzidos. Os produtos escolhidos foram: camiseta branca de algodão, garrafa pet, seda, escova de dentes, caixa de leite, papelão, garrafa de vidro, calça jeans e caneta esferográfica. Em etapas organizadas pelas disciplinas de Química e Organizações, Sociedade e Meio Ambiente, os resultados alcançados foram apresentados durante a X Semana do Meio Ambiente do campus Canoas, no formato de exposição, com participação da comunidade acadêmica. Entende-se que o desenvolvimento das ações integradas permitiu aos estudantes a construção de conhecimentos e a elaboração de reflexões a respeito de aspectos importantes relacionados às questões ambientais estudadas, seja por meio de atividades práticas e escrita de relatórios, ou pela construção de materiais para o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento das aulas. Além disso, as atividades interdisciplinares promoveram a formação integral e aproximação com o cotidiano dos educandos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Souto Lara, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estutande do curso Técnico em Administração Intregado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Bolsista do projeto de ensino Metamorfose: promovendo a inserção da educação ambiental no ensino dos cursos técnicos integrados do IFRS – Campus Canoas.          

Daniela Rodrigues da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Orientadora. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campu Canoas. Coordenadora do Projeto de Ensino Metamorfose: promovendo a inserção da educação ambiental no ensino dos cursos técnicos integrados do IFRS – Campus Canoas.          

Alexandre Tadachi Morey, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Coorientador. Doutorado em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina. Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Canoas. Colaborador do Projeto de Ensino Metamorfose: promovendo a inserção da educação ambiental no ensino dos cursos técnicos integrados do IFRS – Campus Canoas.          

Lisiane Celia Palma, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Coorientadora. Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Canoas. Colaboradora do Projeto de Ensino Metamorfose: promovendo a inserção da educação ambiental no ensino dos cursos técnicos integrados do IFRS – Campus Canoas.          

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar