CientIFicando: educando para a Ciência - Edição 2023

  • Camila Agostinho Augusto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Henrique Oliveira Palma da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Sandro José Ribeiro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Carla Odete Balestro Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: educação básica e profissional, metodologia científica, educar pela ciência

Resumo

A Lei N° 11.892/2008 criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia estabelecendo as seguintes finalidades, entre outras: "desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica" e "realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, [...] e o desenvolvimento científico e tecnológico". Nesse contexto, desde 2013, o Campus Canoas realiza a IFCITEC - Feira de Ciências e Inovação Tecnológica, que se destina a exposição, avaliação e premiação de trabalhos realizados por jovens cientistas da comunidade interna e externa ao campus. Ao longo das edições da IFCITEC observou-se a necessidade de ampliar o espaço de discussão sobre a relação entre o ensino e a promoção da metodologia científica. Os docentes e discentes participantes da feira apontaram, nas avaliações sobre o evento, diversas necessidades de formação. Assim, o projeto cientlFicando – que ocorre desde 2017 - nasceu com o objetivo de organizar espaços de discussão e aprendizagem sobre tópicos em torno da temática da educação pela pesquisa. A metodologia utilizada se pauta nos princípios do "educar pela pesquisa" proposta pelo teórico Pedro Demo em sua obra homônima de 1997 e busca promover a aprendizagem significativa através da reconstrução de conhecimentos proporcionada pelo ensino a partir da metodologia científica. As ações do projeto são promovidas em formato de seminários, oficinas, rodas de conversa, palestras, etc., que tratam de assunto como: educar pela pesquisa; formação de jovens cientistas; relatos de experiência de alunos e orientadores; construção de materiais visuais para divulgação científica;  escrita científica na educação básica, etc. As atividades acontecem de forma presencial e remota, uma vez que a experiência do projeto no período de 2020 e 2021 foi bem sucedida e atingiu um público mais amplo. Cada ação promovida conta com divulgação individual e certificação. Ao final do projeto cientlFicando foi realizada a XI edição da IFCITEC que se constitui em um espaço de práticas dos conceitos abordados no projeto e mais um espaço de socialização do conhecimento desenvolvido no processo de ensinar com o apoio da pesquisa. Para a organização da feira, conta-se com o desenvolvimento de um sistema web capaz de gerir as diversas etapas: inscrição de projetos, homologação, avaliação e premiação. O sistema é desenvolvido em linguagem de programação PHP com frameworks Laravel e Bootstrap. Cabe destacar que o presente projeto considera a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão onde o ensino e aprendizagem significativa se dão na interlocução entre o conhecimento do aluno e o conhecimento do professor que, através da experimentação e do questionamento promovem novos conhecimentos que precisam ser socializado com a comunidade externa ao campus através de ações que buscam abrir as portas da instituição para trocar conhecimento e demonstrar que, enquanto escola, estamos aptos a promover o diálogo entre docentes e discentes que compõem diferentes realidades.

Biografia do Autor

Camila Agostinho Augusto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Bolsista. Aluna do 4º ano do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio do Campus Canoas do IFRS.

Henrique Oliveira Palma da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Bolsista. Aluno do 3º ano do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio do Campus Canoas do IFRS.

Sandro José Ribeiro da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Orientador. Professor de Informática do Campus Canoas do IFRS. Doutor em Informática na Educação, Mestre em Computação Aplicada, Especialista em Educação à distância, Bacharel em Ciência da Computação.

Carla Odete Balestro Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Coorientadora. Professora de Informática do Campus Canoas do IFRS. Doutora e mestre em Educação, Especialista em PROEJA, Bacharela em Ciência da Computação.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar