LOGIMIX robótica educativa na educação profissional

  • Diogo Fantinelli dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Sandro José Ribeiro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Carla Odete Balestro Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: robótica educativa, lógica de programação, educação profissional

Resumo

A motivação desse projeto nasce da necessidade de pensar estratégias pedagógicas para reduzir a retenção nas disciplinas que abordam conceitos da Lógica de Programação (LP), tendo em vista que, nos cursos de tecnologias e outros que demandam programação, estas disciplinas são as responsáveis pela maioria das reprovações ou evasões segundo estudos. A proposta de realizar ações com a ajuda da robótica educativa (RE) no auxilio ao ensino e aprendizagem da LP nasce da parceria com o projeto de pesquisa desenvolvido no IFRS - Campus Canoas que estuda e produz formas de melhorar o ensino e aprendizagem de LP junto aos discentes e docentes destas disciplinas. O projeto de pesquisa referido desenvolveu uma plataforma educacional para apoio ao ensino da LP denominado TRILOGIC - Auxílio ao Ensino e Aprendizagem de Lógica de Programação (doravante, TRILOGIC) que já obteve resultados satisfatórios junto aos discentes que tiveram a oportunidade de utilizá-lo. Além dessa plataforma, o projeto de pesquisa utiliza a RE educativa como mais um recurso no ensino de LP, promovendo o encontro dos alunos com o concreto e a linguagem de programação em blocos possibilitado pelos kits de RE LEGO Mindstorm EV3. A importância da utilização da RE e de sua tridimensionalidade que, ao se mover no espaço e no tempo, podem simular comportamentos diversos, e isto é uma de suas mais-valias, uma vez que os discentes aprendem mais depressa quando lidam com objetos em vez de fórmulas e abstrações como comprovou as pesquisas de Seymour Papert. O objetivo geral do projeto LOGIMIX é organizar ações de apoio a aprendizagem da Lógica de Programação a partir da utilização dos kits de robótica educativa LEGO Mindstorm EV3. São objetivos específicos: identificar as necessidades de aprendizagem dos conceitos de lógica de programação dos alunos dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e Eletrônica; identificar as necessidades dos docentes das disciplinas de lógica de programação para uma melhor aprendizagem dos alunos; elaborar atividades de robótica educativa a serem ministradas em forma de oficinas ao público alvo. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, natureza aplicada e se baseia em intervenções em formato de oficinas junto aos alunos dos cursos integrados do Campus Canoas. Cabe destacar que as ações com os kits de RE Lego Mindstorm Education são organizadas a partir da manipulação de robôs e programação destes. Foram promovidas, até esse momento, 20 oficinas para os ingressantes dos cursos técnicos em Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Eletrônica beneficiando mais de 30 estudantes; oficina para os alunos e bolsistas ligados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid); oficinas para os alunos do Proeja Comércio, entre outras ações.

Biografia do Autor

Diogo Fantinelli dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Aluno do segundo ano do curso técnico em eletrônica integrado ao ensino médio IFRS. Bolsista do projeto Logimix, que tem como objetivo despertar e desenvolver o pensamento computacional aos alunos dos cursos técnicos.

Sandro José Ribeiro da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Orientador. Professor de Informática do Campus Canoas do IFRS. Doutor em Informática na Educação, Mestre em Computação Aplicada, Especialista em Educação à distância, Bacharel em Ciência da Computação.

Carla Odete Balestro Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Coorientadora. Professora de Informática do Campus Canoas do IFRS. Doutora e mestre em Educação, Especialista em PROEJA, Bacharela em Ciência da Computação.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Exposição] Ciências Exatas e da Terra