TRILOGIC: uma plataforma educativa com acessibilidade para o ensino da lógica de programação
Resumo
O desenvolvimento de habilidades em programação de sistemas computacionais destaca-se como uma necessidade crescente na sociedade atual e, dentre os múltiplos fatores que corroboram com isto, pode-se mencionar a ampliação no compartilhamento de informações, o avanço contínuo dos sistemas informatizados e o grande aumento de pessoas interconectadas a estes sistemas. De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (BRASSCOM), até o ano de 2024 a busca por profissionais com habilidades digitais chegará a 70 mil por ano no Brasil, contudo, o número de formados na área será de apenas 46 mil. Existem inúmeros fatores para a falta de profissionais qualificados, sendo um deles a alta evasão nos cursos de Tecnologia da Informação (TI), muitas vezes, ocasionada pela dificuldade nas disciplinas introdutórias. As disciplinas introdutórias que respondem pelo mais alto número de retenções são as disciplinas que abordam os conceitos de Lógica de Programação (LP) que todos os cursos de TI possuem em seus currículos. Nelas, se desenvolvem os conteúdos de LP que demandam o desenvolvimento do pensamento computacional (PC) como abstração, reconhecimento de padrões, processamento sistemático, pensamento recursivo, iterativo e paralelo, etc. Este projeto de pesquisa trata do desenvolvimento da plataforma educativa TRILOGIC – que está no sexto ano de desenvolvimento e aperfeiçoamento – e é fruto de estudos sobre as potencialidades de várias técnicas para apoio ao ensino e aprendizagem dos conceitos de LP. O objetivo geral é explorar a utilização da plataforma educativa TRILOGIC no auxílio ao ensino e aprendizagem de conceitos da LP junto aos alunos dos primeiros e segundos anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Desenvolvimento de Sistemas e Eletrônica do Campus Canoas. Os objetivos específicos que cabem nessa exposição são: (a) utilizar o TRILOGIC em parceria com os docentes das disciplinas de LP; (b) identificar, modelar, implementar e testar novos recursos a serem incorporados na plataforma a partir do feedback dos usuários; (c) adaptar a plataforma para o uso de pessoas com baixa visão. Em termos metodológicos, o projeto utiliza técnicas e ferramentas das abordagens qualitativas voltadas para a construção e utilização de ambientes virtuais de aprendizagem. De natureza aplicada e exploratória, a amostra é intencional por relevância, uma vez que está direcionado aos alunos e alunas que frequentam as disciplinas de LP dos cursos supracitados. Para conhecer as necessidades e preferências do público alvo à medida que eles utilizam a plataforma, são propostos surveys e conversas frequentes com os professores das disciplinas de LP. A plataforma é modelada utilizando-se os recursos da UML Linguagem de Modelagem Unificada (Unified Modeling Language) e programada utilizando a biblioteca REACT e o NODE no backend. São resultados esperados: uma maior proximidade com os conceitos de LP pelos alunos envolvidos, a melhora no desenvolvimento do pensamento computacional e a contribuição para diminuição da retenção nas disciplinas de LP. Cabe destacar que, até o presente momento, 211 alunos utilizaram o TRILOGIC realizando mais de 12 mil jogadas.