História em quadrinhos e cinema na conexão do campus Canoas com o cenário educativo e cultural de Canoas e Cachoeirinha

  • Henrique Campos Duarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Sofia Comerlato Bettanzos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Fernanda Bastos Marcelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Romir de Oliveira Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: histórias em quadrinhos, educação, cultura

Resumo

A comunicação entre os indivíduos e a transmissão de informações e conhecimentos têm se caracterizado por ocorrer por meios imagéticos. Dialogando com este contexto e lastreado na experiência de mais de uma década, o Projeto de Extensão “História em Quadrinhos e Cinema em processos pedagógicos” objetiva desenvolver habilidades e competências para interpretar e produzir conteúdo por meio de imagens em práticas educativas. Este enfoque na história em quadrinhos e na produção audiovisual está relacionado ao fato de serem linguagens centradas na sequência de imagens para constituir suas narrativas. No eixo das histórias em quadrinho, nesta edição do Projeto já foi realizada uma Oficina na EMEF Sete de Setembro, em Canoas, envolvendo 15 estudantes. Estão agendadas mais duas oficinas, sendo uma em parceira com o projeto Tempo de Cuidar, uma iniciativa da Secretaria de Educação do Município, e outra com o grupo de jovens atendidos pelo programa Conviva Psicologia, desenvolvido no Instituto Cultural e Social Ágora, em Cachoeirinha. Na parceria com o projeto Tempo de Cuidar está programado um curso sobre o uso de quadrinhos e sala de aula voltado para os docentes da rede municipal de Canoas. No eixo do audiovisual, foi realizada a segunda edição da Mostra de Cinema do Campus Canoas, assentada na realização de sessões comentadas de obras audiovisuais abertas a comunidade como forma de oportunizar debates e reflexões que contribuam na formação de público, valorizem a produção local e o ambiente profissional do audiovisual. Transitaram pela Mostra um público de aproximadamente quatrocentas pessoas, entre estudantes do Campus Canoas e Alvorada, produtores e gestores culturais do município, profissionais do audiovisual e comunidade em geral. Foi realizada, também, uma edição da Oficina Básica de Roteiro de Audiovisual, destinada a estudantes do campus, redes municipais e comunidade geral, que contou com dezoito participantes. Outra Oficina de Roteiro está agendada para ocorrer em parceria com o Instituto Cultural e Social Ágora, em Cachoeirinha. Nesta edição do Projeto, iremos realizar de forma experimental uma Oficina de Produção Audiovisual para Iniciantes com o objetivo de transformar em obra fílmica um dos roteiros elaborados durante a Oficina Básica de Roteiro. Em seu conjunto, estas atividades buscam fomentar o trabalho com Histórias em Quadrinhos e Cinema como ferramenta para o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem, implementando práticas pedagógicas interdisciplinares e inovadoras que promovam competências cognitivas e psicossociais, a criatividade e a autoestima dos participantes. Elemento central do Projeto, o diálogo com as instituições parceiras é fundamental para garantir a efetividade e significação das atividades, residindo nesta articulação um vetor fundamental para a consolidação da dimensão extensionista do Projeto. O Projeto indica caminhos para uma significativa articulação entre ensino, pesquisa e extensão e contribui na consolidação do IFRS-Canoas como importante espaço na produção cultural do município.

Biografia do Autor

Henrique Campos Duarte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do primeiro ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Desenvolvimento de Sistemas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Canoas. Bolsista do Projeto de Extensão Histórias em Quadrinhos e Cinema em Processos Pedagógicos.

Sofia Comerlato Bettanzos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do quarto ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Desenvolvimento de Sistemas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Canoas. Bolsista do Projeto de Extensão Histórias em Quadrinhos e Cinema em Processos Pedagógicos.

Fernanda Bastos Marcelo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do primeiro ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Desenvolvimento de Sistemas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Canoas. Bolsista do Projeto de Extensão Histórias em Quadrinhos e Cinema em Processos Pedagógicos.

Romir de Oliveira Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Graduação em Geografia, Mestrado e Doutorado em Educação e Especialização em História em Quadrinhos. Professor de Geografia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul-Campus Canoas, coordenador de projetos de extensão e pesquisa na área de histórias em quadrinhos e audiovisual.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Linguística, Letras e Artes