ChatGPT como ferramenta ideológica alienadora na educação básica
Resumo
Esse trabalho tem o objetivo de pesquisar o uso do ChatGPT como ferramenta ideológica alienadora na educação básica. A metodologia deste estudo consiste em pesquisa bibliográfica de artigos científicos e livros. O ChatGPT é uma inteligência artificial de linguagem, onde o usuário faz uma pergunta e a ferramenta responde de acordo com o comando dado. Hannes Bajohr ao falar sobre a ferramenta em seu artigo, alerta para o perigo da IA “quem controla a linguagem controla a política” afirmando então que o ChatGPT, possui uma vertente ideológica e econômica, antagonizando com a neutralidade prometida pela ferramenta, que é parte de um grande conglomerado do Capitalismo Digital. A sociedade atual, vinculada diretamente à educação, tem uma base utilitarista, usada pelo indivíduo para a realização de uma ação chegando a um final eticamente duvidoso mas momentaneamente satisfatório. A ética utilitarista não se preocupa com os meios realizados, apenas com as consequências. Paulo Freire no livro Pedagogia da Autonomia, explica que a educação brasileira é pautada no neoliberalismo que desincentiva o pensamento crítico. Freire acredita que é necessário desenvolver uma curiosidade epistemológica, a curiosidade crítica e ativa, essencial para a formação de um indivíduo não alienado. Observamos, que o uso da ferramenta reforça o utilitarismo nos alunos, já que a lógica educacional atual falha em desenvolver um ser capaz de pensar criticamente que em, muitas vezes, não valoriza a formação intelectual e a produção de conhecimento. Isso faz com que os alunos usem essa IA para buscar respostas prontas, buscando uma via mais fácil de realizar as tarefas. O ChatGPT é um meio de continuar a alienação e a acriticidade que a educação produz através da ideologia neoliberal. Concluímos até o momento que o ChatGPT é uma ferramenta com a capacidade de controlar o acesso ao conhecimento sendo um potencializador dos problemas educacionais ,afetando a formação crítico educacional e a diversidade de pensamento, amplificando a alienação ideológica presente na educação neoliberal.