ChatGPT como ferramenta ideológica alienadora na educação básica

  • Arthur Corrêa Becker Colégio La Salle Santo Antônio
  • Laura Rocha Lapa Colégio La Salle Santo Antônio
  • Elivelto Dias Machado Colégio La Salle Santo Antônio
  • Gislene Sapata Rodrigues Colégio La Salle Santo Antônio
Palavras-chave: ChatGPT, alienação, ideologia

Resumo

Esse trabalho tem o objetivo de  pesquisar o uso do ChatGPT como ferramenta ideológica alienadora na educação básica. A metodologia deste estudo consiste em  pesquisa bibliográfica de artigos científicos e livros. O ChatGPT é uma inteligência artificial de linguagem, onde o usuário faz uma pergunta e a ferramenta responde de acordo com o comando dado. Hannes Bajohr ao falar sobre a ferramenta em seu artigo, alerta para o perigo da IA “quem controla a linguagem controla a política” afirmando então que  o ChatGPT, possui uma vertente ideológica e econômica, antagonizando com a neutralidade prometida pela ferramenta, que é parte de um grande conglomerado do Capitalismo Digital. A sociedade atual, vinculada diretamente à educação, tem uma base utilitarista, usada pelo indivíduo para a realização de uma ação chegando a um final eticamente duvidoso mas momentaneamente satisfatório. A ética utilitarista não se preocupa com os meios realizados, apenas com as consequências. Paulo Freire no livro Pedagogia da Autonomia, explica que a educação brasileira  é pautada no neoliberalismo que desincentiva o pensamento crítico. Freire acredita que é necessário desenvolver uma curiosidade epistemológica, a curiosidade crítica e ativa, essencial para a formação de um indivíduo não alienado. Observamos, que o uso da ferramenta reforça o utilitarismo nos alunos, já que a lógica educacional atual falha em desenvolver um ser capaz de pensar criticamente que em, muitas vezes, não valoriza a formação intelectual e a produção de conhecimento. Isso faz com que os alunos usem essa IA para buscar respostas prontas, buscando uma via mais fácil de realizar as tarefas.  O ChatGPT é um meio de continuar a alienação e a acriticidade que a educação produz através da ideologia neoliberal. Concluímos até o momento que o ChatGPT é uma ferramenta com a capacidade de controlar o acesso ao conhecimento sendo um potencializador dos problemas educacionais ,afetando a formação crítico educacional e a diversidade de pensamento, amplificando a alienação ideológica presente na educação neoliberal. 

Biografia do Autor

Arthur Corrêa Becker, Colégio La Salle Santo Antônio

Estudante do curso de Ensino Médio do La Salle Santo Antônio (LSSA).

Laura Rocha Lapa, Colégio La Salle Santo Antônio

Estudante do curso de de Ensino Médio do La Salle Santo Antônio (LSSA).

Elivelto Dias Machado, Colégio La Salle Santo Antônio

Graduado no curso de Licenciatura de Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do La Salle Santo Antônio (LSSA) .

Gislene Sapata Rodrigues, Colégio La Salle Santo Antônio

Graduada no curso de biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bibliotecária do La Salle Santo Antônio (LSSA) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Exposição] Ciências Sociais Aplicadas