Laboratório de educação matemática: um ambiente de formação docente
Resumo
O Laboratório de Educação Matemática (LEMA) é um espaço que abrange desde a construção, a sintetização e a aplicação do conhecimento matemático até a elaboração de materiais didáticos e aulas interativas, sendo um lugar da instituição onde os docentes estão empenhados em tornar a matemática mais compreensível aos seus estudantes, pois é a partir dele que se começa a aprender a ser professor. Nesse sentido, o projeto de ensino, em que se encontra inserido este trabalho, busca incentivar discentes de licenciatura em matemática na sua jornada, para que haja uma melhor integração entre docente e discente, assim como incitar o contato com os materiais didáticos, favorecendo o desenvolvimento das competências didático-pedagógicas. Além disso, esta edição além da construção de materiais tem focado em ofertar oficinas para os professores de escolas públicas do município de Canoas, em parceria com o Projeto de Oficinas de Ensino de Matemática (POEMA) e o projeto Olimpíadas de Matemática, buscando ampliar as possibilidades de ensinar matemática no âmbito escolar, visando propiciar maior interesse dos estudantes em aprender e que os professores possam aprimorar suas práticas didáticas. Em tempo, cabe destacar, a produção de materiais para a Gincana de Matemática, elaborada pela instituição para alunos da rede municipal de Canoas, que possibilitou mostrar aos participantes que matemática pode ser muito mais que uma prova, que sua aprendizagem utilizando bons jogos cooperativos, interativos e lógicos, podem torná-la mais prazerosa. Para a confecção dos materiais foram utilizados a cortadora a laser e a impressora 3D, destacando o trabalho colaborativo, novas tecnologias e abordagens de ensino, tecnologia open source, material de baixo custo e fácil replicação, como forma de mobilização e incentivo para a implantação de seus próprios LEMAs. Salienta-se que o laboratório de educação matemática está em constante evolução, tanto na pesquisa e produção de novos materiais didáticos, quanto na estética do ambiente para que seja cada vez mais acolhedor para a comunidade acadêmica, com o objetivo de instigar mais os estudantes, por conta da carência de profissionais capacitados neste meio. Ademais, vale ressaltar que os bolsistas têm contato direto com os jogos didáticos, tanto na produção de materiais quanto na sua exploração em diferentes atividades de ensino, assim conseguem participar de diferentes experiências que poderão futuramente utilizá-las em sala de aula.