Madoa: uma metodologia ágil para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem

  • Filipe de Oliveira de Freitas IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Mariano Nicolao
  • Patricia Nogueira Hübler
  • Silvia de Castro Bertagnolli
  • Omar Júnior Garcia Silveira
  • Rodrigo Perozzo Noll

Resumo

Objetos de aprendizagem bem projetados auxiliam estudantes na aquisição de conhecimento de forma lúdica indo além do método tradicional de ensino. Um problema associado com a falta de uma metodologia de desenvolvimento é a dificuldade de assegurar que esses objetos atendam com qualidade os objetivos de ensino e se tornem materiais reutilizáveis que garantam a efetividade e eficiência da aprendizagem. Visando endereçar esse problema, este trabalho tem como objetivo geral a definição de uma metodologia para desenvolver objetos de aprendizagem através de um ciclo de vida que oriente os desenvolvedores na produção de objetos de aprendizagem reutilizáveis. Para atingir esse objetivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: analisar e comparar estudos relacionados, identificar unidades de aprendizagem abordadas na produção desses objetos, definir e executar a metodologia para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem, avaliar e adequar o processo proposto. O método de pesquisa adotado foi organizado em duas fases, sendo a primeira exploratória e a segunda experimental. Inicialmente foi realizada uma pesquisa exploratória que procurou buscar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito. Foi realizada uma análise de artigos que apresentam metodologias de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a identificação de critérios relevantes que auxiliem na criação de uma nova metodologia com foco em desenvolvimento ágil. Foi também realizado estudos para identificar boas práticas da indústria de desenvolvimento de software. Após a conclusão desses estudos, foi realizada análise comparativa dos resultados para encontrar uma melhor forma de integrá-los no contexto acadêmico de aprendizagem virtual. Com base nos resultados, foi desenvolvido o modelo MADOA (Modelo Ágil de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem) que é dividido nas seguintes fases: Concepção, Desenvolvimento e Avaliação. Para a execução e o desenvolvimento de objetos utilizando este modelo, foi definida a área de conhecimento de Física. Os objetos desenvolvidos visam auxiliar o aluno a entender conceitos básicos da cinemática e relacioná-los às equações que descrevem esses conceitos. Atualmente algumas fases da metodologia estão formalizadas, como a fase de Concepção, que progrediu rapidamente uma vez que as necessidades das partes interessadas estavam claras, e a fase de Desenvolvimento, que está sendo realizada com previsão para concluí-la em setembro de 2013. Após a conclusão da fase de desenvolvimento, será realizada a fase de Avaliação. Para a avaliação do objeto, e consequentemente do modelo MADOA, serão realizados experimentos controlados pela seleção de variáveis capazes de avaliar a eficiência do objeto desenvolvido utilizando o modelo proposto e as formas de controle e de observação dos efeitos deste modelo. Apesar desse estudo ter um caráter de investigação preliminar, uma vez que se faz necessária à produção de mais objetos baseados no MADOA para validar efetivamente seu sucesso, já serve para auxiliar na verificação de pontos positivos e negativos do modelo, visto que após a conclusão do objeto, o modelo será aplicado em situações diversas. Através dos resultados das avaliações dos objetos, será possível identificar suas limitações e alterar o modelo MADOA para adequar a uma realidade mais genérica dedesenvolvimento de objetos de aprendizagem.

 

Palavras-chave:objetos de aprendizagem; modelo de processo; metodologias ágeis.

 

Publicado
2014-09-03
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio