HOCOUNO: cultivando o saber em horta comunitária de Canoas

  • Hellen Flores Farina Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Hevelyn Vitória Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Lauryn Thums Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Marcos Daniel Schmidt de Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: educação, extensão, desigualdades

Resumo

A ação extensionista tem por objetivo construir momentos de aprendizagem, reflexão e formação a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, utilizando-se de oficinas e atividades práticas que possibilitem qualificar a educação, ampliar a geração de renda, divulgar legislações e instrumentos sociais para a redução das desigualdades, promoção da cidadania, estímulo de hábitos alimentares saudáveis e soberania alimentar. O projeto está sendo implementado junto à comunidade que atua na Horta Comunitária União dos Operários (HOCOUNO), situada no bairro Mathias Velho, no município de Canoas. A inserção do IFRS na comunidade visa, principalmente, divulgar seu papel e missão institucional. O projeto conta com DEZ encontros presenciais, no turno matutino, onde são desenvolvidas atividades práticas e oficinas que tem como base a inclusão produtiva, geração de renda e o fortalecimento da educação como política pública fundamental. O público alvo constitui-se de pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente idosos e mulheres, selecionadas pela Associação HOCOUNO, EMATER e a Prefeitura Municipal de Canoas. Além das oficinas e práticas voltadas à comunidade do bairro, esta ação poderá ser observada por estudantes do curso de pós-graduação em Agroecologia, do IFRS campus Viamão, juntamente com os campi Alvorada, Canoas e Restinga, em estudos de caso e tempo-comunidade. O projeto já alcançou resultados parciais significativos após a realização de 5 encontros na comunidade, envolvendo a participação de quase 60 pessoas. Durante esses encontros, foram conduzidas oficinas abordando os temas de Acolhimento, Educação e Cidadania, Meio Ambiente, Economia Solidária e Alimentação Saudável. Observou-se um envolvimento notável da comunidade, com participação ativa e entusiasmada, apesar das variações nas presenças do público-alvo. O encerramento das atividades será marcado por uma visita ao campus Canoas do IFRS juntamente com atividade de avaliação das ações realizadas. Espera-se, ainda, propiciar o aprendizado de conhecimentos e técnicas que qualifiquem o processo de educação e fortalecer os laços comunitários para a organização de novos empreendimentos sociais, podendo, mais tarde, serem direcionados à Incubadora Social e Tecnológica do campus.

Biografia do Autor

Hellen Flores Farina, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do quarto ano do técnico em Administração integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Hevelyn Vitória Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do segundo ano do técnico em Administração integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Lauryn Thums Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do quarto ano do técnico em Administração integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Marcos Daniel Schmidt de Aguiar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Orientador do projeto. Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Ciências Sociais Aplicadas