Aspectos filosóficos da inteligência artificial

  • Elisa Avila da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Adriano Armando Amarante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: filosofia da mente, inteligência artificial, educação tecnológica

Resumo

O desenvolvimento acelerado de recursos baseados em inteligência artificial (IA) tem gerado intensos debates, representando um significativo desafio contemporâneo em várias dimensões. Além das análises de natureza técnico-científica, seu desdobramento também provoca reflexões em uma variedade de disciplinas, devido ao amplo potencial de influência que exerce em diversas esferas da vivência humana. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é reconhecer os elementos de natureza filosófica que estão ligados à questão da inteligência artificial, tanto do ponto de vista da análise do conceito como na perspectiva da reflexão acerca das implicações resultantes de sua utilização. Desdobra-se desse propósito geral, a busca por suscitar diálogos entre campos de estudos distintos e produzir contribuições de cunho interdisciplinar sobre a temática. No que diz respeito à metodologia, o trabalho apresenta caráter qualitativo e exploratório, tendo como recurso análise e revisão bibliográfica com vistas às conexões entre as áreas de filosofia da mente, inteligência artificial e ética. Desse modo, foram realizadas leituras de livros e artigos científicos a fim de mapeamento histórico-filosófico das principais linhas de pensamento da filosofia da mente e da ética e suas abordagens sobre a natureza e o desenvolvimento da inteligência artificial. A importância desse estudo justifica-se em função dos impactos cada vez maiores do desenvolvimento da IA nos modos de ser, pensar e agir do ser humano, revelando implicações epistêmicas, éticas, políticas e sociais que não podem ser negligenciadas na educação tecnológica. Considerando que o trabalho ainda está em andamento, identificou-se de forma preliminar como relevante as seguintes abordagens: Na perspectiva da filosofia da mente, destaca-se a importância de analisar e elucidar conceitos como consciência, inteligência, raciocínio, aprendizagem e a relação mente-corpo com o objetivo de discutir a possibilidade de replicar a inteligência humana em uma máquina consciente por meio do modelo computacional da mente. Ademais, é crucial considerar o impacto da IA à medida que ela se torna uma parte cada vez mais intrínseca de nossa sociedade e cotidiano. Deste modo, as perspectivas éticas, além de discutir os conceitos fundamentais como responsabilidade e liberdade no contexto dos avanços e possibilidades da IA, discutem seu uso consciente para o bem-estar humano, a responsabilidade dos desenvolvedores e a proteção da privacidade e dos direitos individuais. Por fim, observa-se que o objeto de estudo demonstra o potencial de engajar tanto as esferas técnicas quanto o campo das Ciências Humanas, promovendo sua interação e iniciativas de pesquisa, ensino e extensão com um enfoque interdisciplinar.

Biografia do Autor

Elisa Avila da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso de Administração no IFRS Campus Canoas, bolsista do projeto de pesquisa "Abordagens filosóficas sobre inteligência artificial: contribuições para a educação tecnológica".

Adriano Armando Amarante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutorado em Educação pela UFRGS (2015), mestrado em Filosofia pela UFSM (2001), graduação em Filosofia pela UFSM (1999). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Canoas. Tem experiência nas áreas de Filosofia, com ênfase em epistemologia e em Educação com ênfase nos seguintes temas: Educação tecnológica, Educação de Jovens e adultos.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Ciências Humanas