Projeto Oficinas Permanetes de Cultura: ampliando os horizontes culturais e artísticos
Resumo
O Projeto Oficinas Permanentes de Cultura, em sua quarta edição, consolida uma proposta de superação dos limites do currículo da Educação Profissional, a partir do diálogo com a sociedade do entorno e suas representações artísticas e culturais, possibilitando aos participantes o contato com outros contextos socioculturais. A educação, característica inerente ao ser humano e compreendida em suas várias formas, responsabiliza-se pela transmissão dos conhecimentos acumulados pela humanidade para as novas gerações e possibilita o surgimento de novos saberes. Desse modo, a Educação e a Cultura, apesar de suas peculiaridades, consolidam-se em processos inseparáveis no cotidiano de uma instituição de ensino. Nesta edição o Projeto está desenvolvendo oficinas de Música, História em Quadrinhos, Roteiro Audiovisual, Teatro, Fotografia Digital e Desenho. As Oficinas se caracterizam como espaços para o desenvolvimento de capacidades além das contempladas pelo ensino curricular, buscando dialogar com o universo jovem e possibilitando o contato com outras manifestações culturais. A metodologia adotada consiste na organização de oficinas no Câmpus, em turnos diversificados, com encontros semanais cuja duração média é de duas horas. Embora haja diferenças entre as várias oficinas, que resultam em particularidades metodológicas, todas procuram articular teoria e prática,utilizando recursos capazes de atrair a atenção do público jovem, e constituem-se em espaços de troca de experiências e construção coletiva de saberes. No decorrer dos três anos e meio de atuação do projeto,obtivemos vários resultados que vieram a consolidarse na etapa final do ano de 2013. Dentre os mesmos, podem ser citados: o Documentário ?Proeja em Primeira Pessoa?, com o objetivo de valorizar o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação Jovens e Adultos (PROEJA),a partir do qual foi possível colocar o aprendizado da oficina de roteiro em prática; a revista de quadrinhos ?Non Sequitur?, com obras feitas pelos próprios participantes da oficina de história em quadrinhos; e a oficina de música, integrada na Banda do IFRS ? Câmpus Canoas, que demonstrou a habilidade e o talento dos alunos em diversas apresentações em eventos como Seminários, Mostras e Feiras. Já neste ano, 2014, criamos o blog do projeto, meio midiático de divulgação das oficinas, conteúdos relacionados às áreas, como noticias sobre cinema, peças de teatro que estão em cartaz, dicas de história em quadrinhos, entre outros. Assim podemos levar as oficinas para além da cidade de Canoas, fazendo com que o projeto amplie seu público e divulgue ainda mais a Instituição. Nesta edição, também objetiva-se integrar as seis oficinas na realização de um espetáculo, baseado no disco ?Tropicália ou Panis et Circencis?, característico do movimento que marcou o Brasil na década de 1960, o Tropicalismo. Finalmente, é possível considerar que, a partir das oficinas, agregamos à nossa comunidade um espaço de desenvolvimentos das ideais, de integração e de novas experiências.