Projeto eletro solidário: uma abordagem solidária voltada ao enfrentamento da situação de calamidade resultante da catástrofe climática no estado do Rio Grande do Sul

  • Otavio Simões Mano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Leonardo Isolini de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Augusto Alexandre Durgante de Mattos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Johann da Silva Bühler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Solicariedade, Enchente, Eletrônicos

Resumo

O projeto Eletro Solidário é um espaço extra-classe que visa estimular o interesse e a participação dos alunos na compreensão e relação do mundo do trabalho e sua interação com a comunidade. O objetivo central do projeto é ajudar as famílias afetadas pela calamidade ocorrida no Rio Grande do Sul nesse espaço de tempo em que estarão se reerguendo física, psíquica e economicamente, visto que os eletrodomésticos são fundamentais para a plena atividade social e econômica das pessoas em seu dia a dia. A recuperação de eletrodomésticos é fundamental para a retomada da normalidade da vida das famílias, bem como auxilia na valorização dos direitos humanos e nos âmbitos da alimentação, da moradia e da educação. Essa ação apresenta muitos aspectos relacionados à responsabilidade social e ao meio ambiente, na medida em que democratiza ações de recuperação destes bens. O projeto é realizado com a participação de quatro alunos bolsistas e alguns voluntários, os quais fazem parte tanto do Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio quanto dos Cursos Superiores de Tecnologia em Automação Industrial e Engenharia Eletrônica. A metodologia utilizada parte da ideia do conhecimento já existente em cada indivíduo e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, fazendo com que o aluno protagonize o seu aprendizado pelo experimento, pesquisa, observação e ampliação dos seus conhecimentos. Os resultados parcialmente obtidos já envolvem a recuperação de eletrodomésticos para ajudar econômica e psicologicamente os afetados pela enchente, assim como promove a criação de materiais didáticos complementares, focando no uso dos equipamentos e ferramentas para recuperação de eletrodomésticos e, principalmente, no desenvolvimento da apreciação da eletrônica pelos estudantes, com consequente aumento do engajamento dos alunos nas atividades de caráter prático de seus cursos e no desenvolvimento deles quanto à organização do trabalho em equipe, bem como o impacto social e comunitário de suas ações. Até o final do projeto, estima-se que sejam avaliados cerca de 300 eletrodomésticos de necessidade básica, incluindo geladeiras, fornos elétricos, microondas, televisores, computadores, cafeteiras, liquidificadores, batedeiras, chaleiras elétricas, air fryers, secadores de cabelo, rádios, entre outros tipos de equipamentos recuperados.

Biografia do Autor

Otavio Simões Mano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Mestre em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Leonardo Isolini de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante de graduação Tecnológica em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Augusto Alexandre Durgante de Mattos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Mestre em  Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Johann da Silva Bühler, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Aluno do Técnico em Eletrônica integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Publicado
2025-06-04