ESPANGLES: estudos e práticas práticas para o aprendizado por níveis em grupos de línguas estrangeiras

  • Andrés Vidal Berriel IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Aline Noimann
  • Cimara Valim de' Melo
  • Greice Luize Schaefer da Silva
  • Maiara Schein Trevisol

Resumo

O projeto ESPANGLES consiste na organização e promoção de espaços propícios para o aprendizado autodidata das línguas Inglesa e Espanhola, no formato de grupos de estudo nivelados, autogeridos e sem instrutores. Na sua concepção original, o projeto ESPANGLES compunha, junto a um projeto de pesquisa responsável por investigar e inovar em metodologias de aprendizado de línguas estrangeiras, um sistema pesquisa-extensão no qual a ação de extensão alimenta e é alimentada pela pesquisa, caracterizando um processo constante de aperfeiçoamento da ação. A ação

embasa-se numa pesquisa prévia realizada no câmpus pelos atuais bolsistas. Na mesma, descreve a situação do ensino de línguas no câmpus, sob as perspectivas discente e docente, catalogando as possíveis soluções propostas pela comunidade para melhorar a situação. Dentre as soluções propostas, encontra-se a realização de ações de extensão que promovam a prática e o aprendizado de línguas de forma direta. Vê-se justificada também pela necessidade de mais falantes capazes de utilizar espontaneamente as línguas estrangeiras, sendo enfatizadas a inglesa, por ser a língua franca, e a espanhola, pelo contexto geopolítico no qual o Brasil se insere. Objetiva-se disponibilizar espaços para o estudo e prática de línguas estrangeiras. Ainda, visa-se: incentivar o aprendizado de línguas estrangeiras; melhorar as capacidades comunicativas dos participantes nas línguas trabalhadas; promover o desenvolvimento sociocultural através da confraternização; e interligar a pesquisa e a extensão num sistema onde o foco principal é o ensino, buscando a melhoria de metodologias educacionais de idiomas. A ação dividiu-se em duas etapas: experimental, limitando a abrangência à comunidade interna, a fim de testar a efetividade da ação; e permanente, onde a extensão se efetiva pela inclusão de público externo. Atualmente na fase experimental, procedeu-se com as seguintes etapas: divulgação da ação; inscrição e nivelamento dos participantes com provas baseadas nas da Universidade de Cambridge (inglês) e exames internacionais de espanhol; e realização dos encontros de forma semanal nos dois grupos de inglês resultantes do nivelamento, impossibilitando os grupos de espanhol e inglês iniciante por falta de público. Decorrente de atrasos circunstanciais no primeiro semestre do ano de 2014, a ação começou a partir do segundo semestre, dando pouco tempo para obtenção de resultados. Pode-se citar entre os resultados deste período: a preparação dos bolsistas para coordenar os grupos, por meio da aquisição de conhecimentos em metodologias educacionais; e a elaboração e aplicação das provas de nivelamento. Considera-se que o projeto não pôde ser executado de forma plena, porém as atividades realizadas até o momento foram satisfatórias. Acredita-se que ao acrescentar a pesquisa no ano seguinte o projeto será mais efetivo e eficiente.

Publicado
2014-09-08
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio