Atividades lúdicas para o ensino médio: os jogos nas aulas de Língua Espanhola, Língua Inglesa , Língua Portuguesa e Literatura
Resumo
A educação, atualmente, enfrenta diversos desafios para com o engajamento de estudantes em momentos de aprendizagem. Este projeto tem como objetivo a criação e a implementação de atividades lúdicas como ferramentas de ensino no ensino médio, focando-se nas disciplinas de linguagens do Campus Canoas do IFRS. A proposta tem como justificativa a relevância da inclusão deste método de ensino na formação dos jovens, já que abrange aspectos sociais, culturais e criativos, além de construir uma alternativa mais estimulante quanto aos métodos tradicionais de ensino. O projeto tem como proposta a criação de jogos educacionais, como de tabuleiro ou de cartas, voltados às matérias de Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Literatura, visando promover um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo, estimulando o engajamento acadêmico nos alunos, além de suprir a carência destes tipos de materiais na instituição atualmente. A metodologia adotada incluiu pesquisas e desenvolvimento colaborativo dos jogos, com a ajuda de bolsistas, voluntários e docentes especializados nas áreas envolvidas, e contará com a aplicação prática em sala de aula e em horários de atendimento pedagógico. Os jogos foram produzidos com base nos conteúdos curriculares de cada matéria no ensino médio e adaptados para buscar não somente reforçar conteúdos, mas também valorizar a participação individual de cada estudante. Devido à situação de calamidade causada pelas enchentes que impactaram a região e impossibilitaram o bom funcionamento das atividades previstas no calendário acadêmico, e, portanto, do desenvolvimento do projeto, o cronograma sofreu atrasos. No entanto, a aplicação dos jogos com os discentes da instituição está prevista para iniciar no final do mês de novembro. Os resultados esperados incluem a criação de um repertório eficaz e acessível de materiais lúdicos que possam ser usados por professores. A avaliação da eficácia do projeto será realizada por meio de reuniões e questionários aplicados a professores e alunos, permitindo que sejam efetuados ajustes nas práticas acadêmicas e um aumento na compreensão dos efeitos deste tipo de atividade no aprendizado e engajamento dos estudantes.