Repensando nossas atitudes em prol do meio ambiental com criatividade
Resumo
No ano de 2024, vivemos adversidades climáticas, grandes volumes de chuvas, alagamentos e enchentes, pessoas desabrigadas. Sonhos e realizações de uma vida inteira viraram montanhas de lixo a céu aberto. Cidades, ruas e casas foram destruídas, rios ficaram cheios de lixo e sistemas de drenagem e esgotos entraram em colapso. Esse é o resultado do consumismo irresponsável da atualidade. Extraímos recursos naturais de modo exacerbado, produzimos e compramos produtos de baixa qualidade e durabilidade, eletroeletrônicos com vida útil programada para entrar em obsolescência e com falta de ações para sua reciclagem e descarte correto, poluindo e degradando o meio ambiente. Com base nessa realidade, o projeto de extensão REpEnsE – Construindo Caminhos com as Escolas para o Consumo Consciente e a Reciclagem de Eletroeletrônicos, tem o objetivo de abordar o tema por meio de oficinas com diálogos, leituras e aplicações de jogos lúdicos para estudantes, estimulando professores a também fazê-lo. Dentre as ações realizadas pelo projeto em 2024, destaca-se, neste trabalho, que nos meses de setembro e outubro foi ofertado aos professores de ciências da rede municipal de Canoas/RS, a pedido da Secretaria Municipal de Educação, oficinas de formação, com 16 participantes, a fim de apresentar o projeto e os jogos desenvolvidos para motivá-los a criarem seus próprios jogos de educação ambiental. A atividade também contou com a palestra do presidente da Cooperativa de Reciclagem Tecnológica (Coopertec), instituição parceira do projeto. Observou-se, pelas avaliações realizadas ao final dos encontros, que as oficinas proporcionaram aos participantes espaço para discussão e produção coletiva de ideias, objetivando a criação de jogos sobre educação ambiental, bem como reflexão sobre a prática docente e a contribuição efetiva para a aprendizagem do descarte correto de resíduos de eletroeletrônicos. Com a alma extensionista do projeto REpEnsE, temos o propósito de propagar os materiais das oficinas e os jogos de própria autoria, fazendo-os perdurar por mais tempo, além das edições do projeto. Portanto, no final das oficinas, um dos jogos criados, denominado de “Consumo Consciente”, foi entregue como lembrança da atividade para os professores presentes. Alcançamos, com isso, nossos objetivos, enquanto proporcionamos momentos de aprendizado e compartilhamento de experiências, assim como trocas de ideias que buscam estimular reflexão e conscientização sobre nossas atitudes em prol do meio ambiente.