Aprendendo educação ambiental de forma criativa a partir de jogos lúdicos

  • Simone Maffini Cerezer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Patrícia Cassel da Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Giovana Ester Cantú Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Lisiane Celia Palma Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Jogos educação ambiental, Consumo consciente, Reciclagem eletroeletrônicos

Resumo

No atual momento, com tantas adversidades climáticas, catástrofes socioambientais, reflexões sobre nossas atitudes quanto ao consumo responsável, “por que comprar?”, “o que comprar?”, “de quem comprar” e “como descartar” se fazem necessárias. Conscientizar de que é possível produzir menos resíduos, planejar, comprar, conhecer a origem e os processos de fabricação dos produtos que adquirimos, bem como os impactos que eles causam ao longo de toda a sua vida útil é fundamental para alcançarmos um modelo sustentável, garantindo sua continuidade para as gerações futuras. Sendo assim, o projeto de extensão REpEnsE – Construindo Caminhos com as Escolas para o Consumo Consciente e a Reciclagem de Eletroeletrônicos, tem o objetivo de colaborar com a conscientização de alunos e professores para práticas de consumo consciente e destinação correta de produtos eletroeletrônicos após o seu uso. Nesta edição de 2024, em outubro, foram realizadas oficinas com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelo Branco, localizada no bairro Igara de Canoas/RS, com turmas do 6°, 7°, 8° e 9° anos do ensino fundamental, em dois momentos. O primeiro encontro foi realizado nas salas de aula da própria escola, contando com 98 participantes, aplicando jogos lúdicos de educação ambiental criados pela bolsista do REpEnsE. Também se fez a utilização de texto, vídeos e caça-palavras para compor nossas atividades, além de muito diálogo, abordando o consumo consciente. O segundo encontro foi realizado nas dependências do IFRS – Campus Canoas, com a presença de 77 estudantes e 5 professores. Na programação, incluímos uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pela Cooperativa de Reciclagem Tecnológica (Coopertec), instituição parceira do projeto, seguida por uma conversa com estudantes do ensino médio dos três cursos profissionalizantes ofertados pelo campus, além de uma visita às instalações do IFRS – Campus Canoas. Entendemos que o REpEnsE contribui de forma significativa na transformação social dos estudantes participantes das ações do projeto, pois possibilita diálogos e reflexão sobre a realidade da comunidade em que estão inseridos, além da percepção da necessidade de mudanças nas atitudes diárias, especialmente com relação aos hábitos de consumo e o descarte correto de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, para que o ambiente em que todos vivemos seja melhor e sustentável. Sendo os participantes multiplicadores do REpEnsE ao estenderem as práticas e reflexões aos meios familiar e social, poderão também exigir mudanças de comportamento na comunidade, propor alternativas para a relação de consumo familiar, além de ter condições de exigir mudanças nos serviços prestados por parte do poder público.

Biografia do Autor

Simone Maffini Cerezer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutora em Engenharia de Recursos Hidricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. 

Patrícia Cassel da Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso de Tecnologia em Logística do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Giovana Ester Cantú, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Lisiane Celia Palma, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Publicado
2025-06-04
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar