Sociologia da educação: processos de socialização política entre jovens estudantes do IFRS - Campus Canoas

  • Cláudio Antônio Cardoso Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Betina Braun Nogueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Giovana Ester Cantú Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Rebeca de Souza Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Socialização política, Consciência cidadã, Psicologia do desenvolvimento

Resumo

Nos últimos anos, os antagonismos políticos no Brasil causaram uma polarização política sem precedentes. Surgiram, no seio da sociedade brasileira, várias manifestações antidemocráticas, de modo que a nação se encontra em um período de efervescência política singular. Estudos sobre a socialização política de jovens demonstram a presença de valores antidemocráticos na cultura política brasileira, inclusive no Rio Grande do Sul. Assim, este projeto de pesquisa visa investigar as condições sociais que favorecem a formação cidadã, crítica e democrática, com enfoque no desenvolvimento da consciência moral dos jovens estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul de Canoas. O projeto colabora com um projeto de maior amplitude, intitulado "Sociologia da Educação, Infância e Juventude: processos de socialização política entre jovens no Brasil", financiado pelo CNPQ, que tem como sede executora a Universidade Federal de Goiás. O objetivo da pesquisa é a produção de conhecimento sobre as condições sociais que favorecem a emergência e a formação de uma consciência cidadã e democrática entre as diferentes formas de vida das juventudes brasileiras. O que permitirá a elaboração de projetos de ensino, pesquisa e extensão, dentre outras ações estratégicas e educativas, que promovam a difusão de valores democráticos entre os jovens estudantes do IFRS, com o objetivo de consolidar uma cultura política democrática e sustentável. O projeto de pesquisa visa, ainda, atualizar o debate marcante na teoria sociológica contemporânea referente ao diálogo entre a sociologia e a psicologia do desenvolvimento, na medida em que produz conhecimento a partir do contexto brasileiro, comparando, revisando e construindo teoria social. A metodologia utilizada será a coleta de dados por meio de questionários (survey), entrevistas individuais e grupos focais com os jovens. Para a análise dos dados, serão empregadas as técnicas de análise de conteúdo e análise do discurso, com o uso de softwares científicos de pesquisa quantitativa e qualitativa, como o SPSS e o NVivo ou similares. Os resultados esperados do projeto são: (1) a produção de conhecimento sociológico em torno do fenômeno da socialização política e dos processos de democratização hodiernos; e (2) a atualização do debate na teoria sociológica contemporânea, referente ao diálogo entre a sociologia e a psicologia social, moral e do desenvolvimento, comparando, revisando e construindo teoria social.

Biografia do Autor

Cláudio Antônio Cardoso Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Betina Braun Nogueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso técnico em Administração integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Giovana Ester Cantú, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Rebeca de Souza Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Publicado
2025-06-04
Seção
[Comunicação] Ciências Humanas