Educação como processo de formação humana

  • Vicente Zatti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Luiza Souza da Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Formação humana, Educação integral, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a importância da educação integral e integrada, compreendida como um processo de formação humana que valoriza os múltiplos saberes de forma equitativa, em vez de se limitar à preparação para o mercado de trabalho. O objetivo é refletir sobre a relação entre educação, entendida como formação humana, e trabalho, destacando a relevância do desenvolvimento integral dos alunos. Além disso, busca-se demonstrar os componentes dessa formação completa, sua origem histórica e sua aplicação no contexto educacional brasileiro, com foco no ensino técnico integrado ao ensino médio. Situada no campo da filosofia da educação, esta pesquisa foi elaborada a partir de uma análise bibliográfica, que incluiu revisão da literatura e análise de artigos científicos para desenvolver uma hermenêutica sobre o tema. A análise preliminar do cenário da educação profissional e tecnológica indica um aumento significativo nas matrículas no ensino técnico integrado ao ensino médio no Brasil, refletindo um crescente interesse e reconhecimento desse modelo educacional. Defende-se que a educação profissional e tecnológica, que integra a formação técnica à formação humana, é crucial para a formação integral do estudante, que deve ser visto não apenas como um técnico qualificado, mas como um ser humano e cidadão. O trabalho evidencia claramente os benefícios do ensino técnico integrado, ao formar alunos capazes de pensar criticamente e liderar, habilidades essenciais para a construção de nações livres e soberanas. É recorrente, em nosso tempo, o avanço de abordagens tecnicistas sobre a educação, as quais buscam reduzi-la àquilo que é útil ao mercado, ou seja, àquilo que pode ser capitalizado e/ou capitalizar. Argumentamos que a proposta de educação profissional e tecnológica integrada a uma formação geral, como o caso dos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos Institutos Federais de Educação, rompem com essa perspectiva tecnicista, ao menos em parte, ao resgatar a ideia de educação integral, cujas raízes remontam ao mundo grego antigo clássico e perpassam a história da tradição pedagógica ocidental. Em suma, esta pesquisa revela elementos dos Institutos Federais de Educação que destacam uma intencionalidade formativa fundamentada na politecnia e na escola unitária, com a perspectiva de uma formação humana integral, enfatizando a importância de uma educação que prepare os indivíduos não apenas para o trabalho, mas também para a vida em sociedade.

Biografia do Autor

Vicente Zatti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Luiza Souza da Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Publicado
2025-06-04
Seção
[Comunicação] Ciências Humanas