EJA em ação: a arte de ler e escrever

  • Jaqueline Russczyk Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Maria Clara da Silva Prochnow Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Márcio Bigolin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Cleusa Albilia de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Serra São Vicente.
Palavras-chave: EJA, Escrita, Leitura

Resumo

O projeto de ensino “EJA em ação: a arte de ler e escrever”, direcionado aos alunos da educação de jovens e adultos do IFRS - Campus Canoas, tem como objetivo promover o desenvolvimento da leitura e da escrita como ferramentas fundamentais para a comunicação, expressão e aprendizado dos estudantes. A iniciativa visa à construção da cidadania, estimulando a formação de perfis qualificados para o comércio e impulsionando a inclusão social, capacitando os alunos da EJA para se destacarem nos mundos acadêmico e profissional. Além disso, como objetivos específicos, o projeto visa proporcionar um ambiente inclusivo que respeite as necessidades e as particularidades dos estudantes, valorizando a diversidade de suas vivências, bem como capacitar os alunos da EJA para a vida profissional e para a permanência e o êxito na escola, ao aprimorar as habilidades de leitura e escrita. A metodologia do projeto se baseia em uma abordagem inclusiva, buscando atender às necessidades dos discentes, e, em um ambiente acolhedor e integrador, explorar leituras diversificadas e, em seguida, incentivar o desenvolvimento de textos. Para a condução do projeto, inicialmente, foi realizada uma avaliação das necessidades dos alunos da EJA, considerando os níveis de proficiência em leitura e escrita, as metas individuais de aprendizado e quaisquer desafios específicos que os estudantes possam enfrentar. Com base nas avaliações de necessidades, foram desenvolvidos conteúdos educacionais abrangendo poesias, notícias, anúncios de emprego, propaganda e publicidade. Esse conteúdo foi adaptado para atender aos diferentes níveis de proficiência dos alunos. Foram realizadas três oficinas com estudantes da EJA, bem como acompanhamento semanal com alunos migrantes, visando o ‘’autoconhecimento’’, ao considerar as histórias dos discentes, incentivando-os a utilizar as ferramentas para desenvolverem suas habilidades como leitores e escritores. Como resultados parciais, observou-se o avanço na comunicação e na expressão e o significativo aumento nas notas escolares, demonstrando maior desempenho e êxito, por meio de um ambiente inclusivo e acolhedor, no qual os alunos se sentiram confortáveis para compartilhar seus textos. Por fim, conclui-se que o projeto proporciona oportunidade de aprendizado e ressalta a importância da educação como uma ferramenta de empoderamento, capacitando os alunos da EJA para se destacarem no mundo acadêmico e se tornarem membros ativos e produtivos de nossa sociedade.

Biografia do Autor

Jaqueline Russczyk, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Maria Clara da Silva Prochnow, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do Curso técnico em Administração integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Márcio Bigolin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Desenvolvedor e idealizador do projeto RevisãoOnline (revisaoonline.com.br). 

Cleusa Albilia de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Serra São Vicente.

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Serra São Vicente.

Publicado
2025-06-04
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar