Português de acolhida: espaço para migrantes de Canoas-RS

  • Jaqueline Russczyk Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Violeta Iob Wilberger Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Márcio Bigolin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Cleusa Albília de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Serra São Vicente
Palavras-chave: Ensino, Migrante, Português

Resumo

O Brasil tem vivenciado um aumento significativo na chegada de migrantes de várias partes do mundo nas últimas décadas. A população de Canoas, Rio Grande do Sul, é composta por múltiplas etnias e nacionalidades oriundas de todos os continentes, além de habitantes do restante do país que buscam melhores condições de trabalho e de vida. Pensando no fato de que a transição para uma nova língua pode ser desafiadora e impactante, o projeto Português de acolhida, realizado no Campus Canoas do IFRS, visa entender a realidade dos migrantes de Canoas-RS, surgindo como uma resposta às necessidades específicas de cada um, sobretudo de mulheres trabalhadoras ou desempregadas, bem como objetiva acolher e auxiliar essas mulheres em suas jornadas para aprender a Língua Portuguesa, ampliando, assim, suas interações e relações sociais em seus ambientes profissionais, escolar e de lazer. A partir de avaliações das necessidades dos migrantes, por meio de entrevistas e da identificação dos níveis de proficiência em português, foi estabelecido um plano de ensino que vem sendo aplicado por meio de sessões de atendimentos semanais, iniciados em julho de 2024, com cerca de uma hora de duração. Nesse período, os alunos foram auxiliados na realização de suas atividades curriculares, na leitura de textos não acadêmicos, assim como tiraram dúvidas sobre os conteúdos aprendidos, bem como compartilharam suas experiências de vida. Como resultado parcial foi possível observar a evolução dos participantes em suas habilidades de leitura e de escrita durante os encontros, junto à melhora nas notas obtidas em seus respectivos cursos e aumento na participação dentro da comunidade. Ao atender às necessidades dos migrantes, este projeto promove a igualdade e a inclusão social, contribuindo com valores fundamentais para uma sociedade justa e diversificada. Além disso, o projeto oportunizou à comunidade local o enriquecimento por meio do intercâmbio com os migrantes, que puderam compartilhar tradições e perspectivas culturais peculiares.

Biografia do Autor

Jaqueline Russczyk, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Violeta Iob Wilberger, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso técnico em Administração integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Márcio Bigolin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Desenvolvedor e idealizador do projeto RevisãoOnline (revisaoonline.com.br). 

Cleusa Albília de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Serra São Vicente

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Serra São Vicente.

Publicado
2025-06-04
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar