Vozes negras: explorando a literatura de autoras afrodescendentes nas escolas públicas de Canoas e nas redes sociais

  • Jaqueline russczyk Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Luiza Ramos Prass Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Márcio Bigolin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Cleusa Albilia de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Serra São Vicente
Palavras-chave: Autoras negras, Diversidade, Literatura afrocentrada

Resumo

O projeto "Vozes negras: explorando a literatura de autoras afrodescendentes nas escolas públicas de Canoas e nas redes sociais" tem como objetivo central promover uma educação literária inclusiva e diversificada, ao focar na literatura afrocentrada, frequentemente negligenciada nos currículos escolares. A proposta visa explorar as obras de autoras negras, tanto clássicas quanto contemporâneas, para apresentar aos alunos das escolas públicas de Canoas do bairro Guajuviras, aos estudantes do Campus Canoas do IFRS e à comunidade externa do campus, uma gama de perspectivas e experiências. O projeto busca destacar a riqueza das contribuições literárias dessas autoras e aprofundar a compreensão das suas vivências e desafios, como racismo e identidade, além de fomentar discussões significativas sobre justiça social. Ademais, o projeto tem como objetivo impactar a comunidade escolar, incentivando debates sobre justiça social e promovendo a literatura afrocentrada, o que pode resultar no fortalecimento da coesão escolar e na criação de um ambiente mais inclusivo e culturalmente sensível. A metodologia adotada é ativa e participativa, engajando os alunos em atividades como sessões de leitura e discussão, análise crítica e eventos literários. O objetivo dessa metodologia é promover um aprendizado ativo, desenvolvendo habilidades de leitura crítica, interpretação literária e escrita analítica. Os alunos desenvolveram críticas de leitura e uma maior empatia em relação a questões sociais. A contínua participação dos alunos, a qualidade das análises escritas, as reflexões com os envolvidos no projeto sobre o impacto da literatura afrocentrada na compreensão do mundo, realizada por meio de eventos e apresentações, foram as formas de avaliação usadas para verificar se os objetivos foram atingidos. Foram realizadas, até o momento, três oficinas com alunos do Campus Canoas. Nota-se que houve uma boa participação dos estudantes em discussões sobre os temas sociais tratados nos livros, juntamente a atividades de escrita. Além da forma tradicional de escrita e de leitura, constatou-se que, nas oficinas, os estudantes gostaram da metodologia do Kahoot, com a utilização de quizzes sobre os assuntos discutidos nas obras. O projeto pretende, portanto, contribuir para uma educação inclusiva e uma sociedade culturalmente sensível, celebrando a riqueza das vozes afrodescendentes. Ao preparar os alunos para um mundo diversificado e globalizado, amplia-se a compreensão e a valorização de diferentes perspectivas culturais.

Biografia do Autor

Jaqueline russczyk, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Luiza Ramos Prass, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio do IFRS - Campus Canoas (2024). Bolsista do projeto: Vozes Negras: Explorando a Literatura das Autoras Afrodescendentes nas escolas públicas de Canoas e nas redes sociais.

Márcio Bigolin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Desenvolvedor e idealizador do projeto RevisãoOnline (revisaoonline.com.br). 

Cleusa Albilia de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Serra São Vicente

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Serra São Vicente. Coordenadora do projeto "Vozes Negras: estudos Étnico-Raciais nas Escolas Públicas das Comunidades Tradicionais de MT.

Publicado
2025-06-04
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar