Núcleo de línguas e culturas do IFRS Campus Canoas

  • Fabiana Cardoso Fidelis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Isadora Paiva de Mattos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Cultura, Educação, Linguagens

Resumo

O núcleo de línguas e culturas tem o propósito de ofertar ações linguísticas e culturais para os estudantes e comunidade externa do IFRS Campus Canoas, fomentando o desenvolvimento cultural e socioeconômico. O conhecimento das perspectivas artísticas, literárias e linguísticas ao redor do mundo permite a compreensão da diversidade cultural que persiste mesmo em meio à sociedade globalizada. As atividades do núcleo de línguas e cultura aprimoram a capacidade comunicativa dos estudantes e incentivam a internacionalização da instituição, por meio de trocas interculturais e fortalecem as práticas de ensino, pesquisa e extensão no Campus Canoas relacionadas à literatura e à cultura. O núcleo exerce uma abordagem sociointeracionista e transdisciplinar, considerando que a aprendizagem e o ensino são construídos por intermédio da interação social, da formação histórica e sociocultural e da relação com o mercado de trabalho. O projeto se assenta nas seguintes bases: cursos de francês e inglês, pesquisa aplicada nas áreas de letras e educação, práticas de internacionalização e promoção cultural, por meio de feiras, oficinas e palestras. Em 2024, o núcleo apoia o projeto “Clube de leitura: mulheres”, que incentiva a leitura mensal de escritoras e oferta o empréstimo de e-readers aos membros assíduos, bem como oferece quatro módulos de cursos presenciais de francês. Ademais, ofertou duas edições de uma oficina online de tradução literária (inglês - português) e encontros quinzenais de conversação em Língua Inglesa. O crescente número de interessados e participantes denota o impacto positivo das ações na comunidade. Para evidenciar o potencial transformador do aprendizado de idiomas, também está sendo realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os benefícios do estudo da Língua Inglesa como segundo idioma para pessoas autistas. O núcleo de línguas e culturas valoriza a qualificação linguístico-cultural dos participantes, articulando uma educação integral, plural e alinhada às demandas da sociedade globalizada, instigando o aprendizado e a internacionalização capazes de ampliar olhares e concepções.

Biografia do Autor

Fabiana Cardoso Fidelis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Isadora Paiva de Mattos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Publicado
2025-06-04
Seção
[Comunicação] Linguística, Letras e Artes