Promovendo a matemática e a formação docente: relato do projeto de extensão em Olimpíadas Matemáticas
Resumo
O projeto "Olimpíadas de Matemática: parceria IFRS e escolas" é uma iniciativa de extensão que oferece aulas preparatórias para estudantes do ensino fundamental de escolas da rede pública da cidade de Canoas como preparatório para as Olimpíadas de Matemática, em especial, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Além de preparar os alunos para estas provas, o projeto também tem como objetivo fomentar o estudo da matemática, promover a interação entre a instituição de ensino superior com a comunidade externa e contribuir para a formação dos estudantes de licenciatura envolvidos. Este ano, os encontros aconteceram no Laboratório de Educação Matemática (LEMA) do Campus Canoas do IFRS, com periodicidade semanal que se estendeu do dia 30 de agosto até o dia 25 de outubro. As aulas foram ministradas pela bolsista do projeto, estruturadas por meio da resolução de questões dos anos anteriores, sendo propostas discussões com os alunos sobre diferentes estratégias que podem ser seguidas com o intuito de se obter o resultado desejado, auxiliando os estudantes a desenvolverem seu raciocínio lógico-matemático e sua capacidade de argumentação. Os alunos que mais se destacaram e engajaram-se nas aulas foram convidados a participar do Conexão PIC/ONE, um evento regional, em parceria com os campi Bento Gonçalves e Farroupilha e com a UFRGS, que promove a troca de experiências acadêmicas entre estudantes e professores de diferentes cidades do estado, com acesso a palestras, oficinas e jogos. A última aula aconteceu na semana após a prova da OBMEP e teve como objetivo rever as questões que os estudantes tiveram dificuldades. Ao fim da aula, os participantes preencheram um formulário de avaliação dos encontros, em que relataram que o projeto auxiliou no seu desempenho na prova. Além disso, o projeto contribuiu para a formação da bolsista, proporcionando vivências práticas de docência no ensino de matemática, bem como oportunizou sua participação em eventos, oficinas e outros projetos da área, possibilitando a interação com professores de diferentes escolas e a aprendizagem no desenvolvimento de materiais didáticos. De forma geral, o projeto se mostra como uma iniciativa de grande valor para a comunidade educacional, estimulando o interesse pela matemática, preparando os alunos para competições e contribuindo para a formação de futuros professores.