O jogo como facilitador da relação professor aluno
Resumo
Atualmente torna-se cada vez mais difícil atrair o interesse dos adolescentes para aulas tradicionais. Muitos são os desafios encontrados pelos professores em sala de aula. A informação rápida e compactada recebida hoje pelos meios de comunicação modificou o perfil do adolescente do Ensino Médio, fazendo com que o professor muitas vezes tenha a sensação de que não está falando a mesma língua que seus alunos. A partir desse problema surge a necessidade de criar alternativas para este diálogo, a fim de que o aluno tenha acesso ao conteúdo da disciplina. É sabido que adolescentes geralmente se interessam por jogos por permitirem uma disputa saudável e integração entre colegas, sendo assim as professoras de Química e Artes sugeriram a construção de um jogo didático que abordasse o conteúdo de Química Ambiental de maneira criativa e divertida. O objetivo deste trabalho é a construção de um jogo didático de tabuleiro onde existem três caminhos com diferentes temas ambientais. De acordo com a sorte do jogador ele seguirá por um caminho diferente. Desta forma o jogador terá oportunidade de participar do jogo várias vezes sem que o mesmo se torne repetitivo. Este jogo criado por 4 alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRS-Feliz pretende discutir a respeito de questões ambientais que foram dividias em diferentes blocos. A primeira etapa do trabalho se constituiu da leitura de textos relacionados a temáticas ambientais. Os textos foram lidos e debatidos pelo grupo nas aulas de Química, onde o grupo precisava responder questões relativas aos mesmos. Estes textos serviram como base para elaboração das perguntas que fazem parte das cartas do jogo. A segunda etapa foi o desenvolvimento efetivo do jogo, ou seja, a parte material e visual. Foram utilizados materiais de suporte ao desenho, papéis diversos como Canson 120, 80 e 75 g/m2 brancos, sulfite para impressões e estudos iniciais; papel Contact para o acabamento das cartas; outros materiais de suporte como tesoura, fitas adesivas e cola. Esta etapa foi realizada nas aulas de Artes e em horários de orientação. A terceira etapa foi o teste do jogo pela turma. O resultado do trabalho foi a produção de um jogo didático que permitiu maior integração entre os alunos e as professoras das disciplinas envolvidas, pois os alunos se sentiram valorizados por serem capazes de confeccionar um material didático que pode ser utilizado por eles e por outros colegas.