Ações para fortalecimento da Incubadora Social e Tecnológica de Canoas (SocialTec)
Resumo
A Incubadora Social e Tecnológica de Canoas (SocialTec) é uma incubadora mista, sem fins lucrativos, que se destina a apoiar organizações e empreendedores, propiciando-lhes ambiente e condições apropriadas para consolidação de seus empreendimentos. A SocialTec foi criada em 2021 e atualmente conta com uma equipe multidisciplinar de docentes e duas bolsistas. Em 2024, está realizando o terceiro ciclo de pré-incubação, atendendo dois empreendimentos selecionados via edital específico. Desta forma, esse trabalho tem como objetivo a promoção e o fortalecimento da comunicação e da visibilidade dos empreendimentos incubados, além de oferecer suporte às atividades organizacionais da incubadora. O foco foi ampliar a presença e o destaque desses empreendimentos, ao mesmo tempo em que se prestava suporte contínuo às operações da incubadora, buscando fortalecer sua atuação e eficiência. Para atingir esses objetivos, foram desenvolvidos conteúdos visuais e digitais, incluindo posts para o Instagram das atividades realizadas e layouts para camisetas, canecas, blocos de notas, banners e folders. A gestão da comunicação também incluiu a atualização do site e o gerenciamento dos canais de comunicação da incubadora, com o intuito de aumentar o engajamento do público e promover as atividades da organização. Outro aspecto foi a organização de recursos, como a criação de uma minibiblioteca, que facilitou o acesso a materiais de professores da área de gestão do IFRS – Campus Canoas. O apoio logístico também foi parte fundamental do processo, com a participação em eventos e o acompanhamento de reuniões dos empreendimentos incubados. Destaca-se a atuação na comissão organizadora da Jornada Integrada dos Cursos de Gestão (JIG), auxiliando na divulgação das atividades e apoio logístico no dia do evento. Os resultados obtidos evidenciaram um aumento na visibilidade dos empreendimentos incubados e um maior engajamento do público, resultado das estratégias de comunicação digital e visual aplicadas. Além disso, houve avanços na promoção das atividades da incubadora, com a organização eficaz de recursos e o suporte logístico a eventos e reuniões. É possível concluir que as ações implementadas geraram melhorias significativas na comunicação e na organização interna da incubadora. O uso de estratégias digitais e visuais não só facilitou o engajamento do público, como também otimizou a promoção das atividades. A organização de recursos e o suporte logístico tornaram a gestão interna mais eficaz, permitindo à incubadora oferecer um suporte mais estruturado e adequado aos empreendimentos pré-incubados.