Projeto POEMA: ações de extensão com estudantes e professores de matemática da rede municipal de ensino de Canoas

  • Daniele Dalponte Brollo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Rafaela Gudaites Bento IFRS Canoas
  • Carina Loureiro Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Formação continuada, Ensino e aprendizagem de matemática, Jogos no ensino de matemática

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar as ações desenvolvidas pelo projeto "Oficinas de Ensino de Matemática" (POEMA), ao longo do ano de 2024. O POEMA, que teve seu início em 2015, visa contribuir para a melhoria do ensino de matemática nas escolas públicas do município de Canoas, por meio da oferta de oficinas de formação continuada para os professores. O projeto conta, desde 2022, com a parceria com a Escola Permanente de Formação Docente Professor Darcy Ribeiro, da Secretaria Municipal de Educação de Canoas e vem oferecendo formação continuada para os professores de matemática da rede municipal. Neste ano de 2024, em virtude da enchente que afetou drasticamente o município de Canoas, só ocorreram até este momento duas oficinas, que discutiram o uso de jogos para o ensino e para a aprendizagem de matemática. Há a previsão da realização de mais duas oficinas durante este mês de novembro. Estes encontros de formação ocorrem no Laboratório de Educação Matemática - LEMA, no Campus Canoas do IFRS e tem, normalmente, três horas de duração, constituindo-se em um espaço de troca entre os professores do município e os professores do campus, contando, ainda, com a participação de estudantes do curso de Matemática - Licenciatura e do Mestrado Profmat. Ainda neste ano, o POEMA, também em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoverá, pela segunda vez, uma gincana matemática para os alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal, que tem como objetivo instigar os participantes a desenvolverem competências importantes para a matemática, como raciocínio lógico, cálculos e habilidades em grupo, por intermédio de jogos e atividades dinâmicas. Tanto para a preparação das atividades da gincana quanto para os materiais das oficinas, contamos com a parceria do Laboratório Maker do campus, bem como dos bolsistas vinculados a este e outros projetos do curso de Matemática - Licenciatura. Dessa forma, o projeto POEMA proporciona aos bolsistas tanto a experiência direta com os participantes durante as oficinas, quanto com o desenvolvimento dos materiais e da organização das atividades didático-pedagógicas. Em relação aos professores participantes das oficinas, estes vivenciaram momentos de discussão sobre estratégias de ensino e aprendizagem de matemática e produção de materiais.

Biografia do Autor

Daniele Dalponte Brollo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso superior de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Bolsista do projeto Recriar Canoas: (re)construção de materiais didáticos de matemática para as escolas atingidas pela enchente.

Rafaela Gudaites Bento, IFRS Canoas

Estudante do curso superior de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Bolsista do projeto Olimpíadas de Matemática: parceria IFRS e escolas.

Carina Loureiro Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Coordenadora do projeto de extensão Projeto de Oficinas de Ensino de Matematica - POEMA.

Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Colaboradora do projeto de extensão Projeto de Oficinas de Ensino de Matematica - POEMA.

Publicado
2025-06-04
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar