Projeto POEMA: ações de extensão com estudantes e professores de matemática da rede municipal de ensino de Canoas
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar as ações desenvolvidas pelo projeto "Oficinas de Ensino de Matemática" (POEMA), ao longo do ano de 2024. O POEMA, que teve seu início em 2015, visa contribuir para a melhoria do ensino de matemática nas escolas públicas do município de Canoas, por meio da oferta de oficinas de formação continuada para os professores. O projeto conta, desde 2022, com a parceria com a Escola Permanente de Formação Docente Professor Darcy Ribeiro, da Secretaria Municipal de Educação de Canoas e vem oferecendo formação continuada para os professores de matemática da rede municipal. Neste ano de 2024, em virtude da enchente que afetou drasticamente o município de Canoas, só ocorreram até este momento duas oficinas, que discutiram o uso de jogos para o ensino e para a aprendizagem de matemática. Há a previsão da realização de mais duas oficinas durante este mês de novembro. Estes encontros de formação ocorrem no Laboratório de Educação Matemática - LEMA, no Campus Canoas do IFRS e tem, normalmente, três horas de duração, constituindo-se em um espaço de troca entre os professores do município e os professores do campus, contando, ainda, com a participação de estudantes do curso de Matemática - Licenciatura e do Mestrado Profmat. Ainda neste ano, o POEMA, também em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoverá, pela segunda vez, uma gincana matemática para os alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal, que tem como objetivo instigar os participantes a desenvolverem competências importantes para a matemática, como raciocínio lógico, cálculos e habilidades em grupo, por intermédio de jogos e atividades dinâmicas. Tanto para a preparação das atividades da gincana quanto para os materiais das oficinas, contamos com a parceria do Laboratório Maker do campus, bem como dos bolsistas vinculados a este e outros projetos do curso de Matemática - Licenciatura. Dessa forma, o projeto POEMA proporciona aos bolsistas tanto a experiência direta com os participantes durante as oficinas, quanto com o desenvolvimento dos materiais e da organização das atividades didático-pedagógicas. Em relação aos professores participantes das oficinas, estes vivenciaram momentos de discussão sobre estratégias de ensino e aprendizagem de matemática e produção de materiais.