Atividades de ensino do projeto Metamorfose na perspectiva da educação ambiental nos cursos do IFRS Campus Canoas

  • Daniela Rodrigues da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Alexandre Tadachi Morey Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Arthur Freiberger de Assis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Larissa Brinker Battilana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Óleo de cozinha residual, Documentários, Tratamento da água

Resumo

Em sua décima primeira edição, o projeto Metamorfose vem desenvolvendo ações para a abordagem da educação ambiental nos diferentes cursos oferecidos pelo Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Organizado a partir de distintas propostas, o Metamorfose já promoveu ações de extensão, pesquisa e ensino, contemplando temas como consumo consciente, mudanças climáticas, descarte correto e alternativas sobre reaproveitamento de resíduos, saneamento básico, entre outros, sempre buscando estratégias para a problematização e participação ativa da comunidade acadêmica. Em 2024, a equipe executora do projeto conta com a participação de três professores e de oito estudantes voluntários que formaram grupos de trabalhos (objetivos) para o planejamento e desenvolvimento de atividades sobre os seguintes temas: a) estudo das características biológicas de espécies de plantas presentes no campus e jardinagem; b) readequação do ponto de coleta de óleo residual de cozinha, contemplando medidas educativas e ações de gestão de resíduos, incluindo a divulgação da parceria entre o campus e uma cooperativa comunitária do bairro Guajuviras; c) busca por alternativas para o reaproveitamento de óleo de cozinha residual coletado; e d) análise de produções audiovisuais sobre temas relacionados ao projeto (meio ambiente). Neste trabalho, serão apresentados resultados sobre as propostas que envolvem o audiovisual e o descarte incorreto do óleo de cozinha residual. Acreditando que produções como documentários, curtas e longas-metragem podem se constituir como ferramentas para fomentar o debate acerca de temas relacionados à educação ambiental, inicialmente foi realizada uma pesquisa, na plataforma de periódicos da Capes, para conhecer metodologias de análise para as produções, principalmente quanto à narrativa de produções audiovisuais. Ainda, uma interlocução com uma egressa do Campus Canoas, atualmente formada em cinema, foi organizada com o objetivo de conhecer detalhes sobre a análise desses produtos, bem como receber orientações a respeito de produções na área de meio ambiente que pudessem ser abordadas nessa ação do projeto. Em seguida, o curta-metragem 'Ilha das Flores', do diretor Jorge Furtado, foi escolhido e a organização de uma mesa redonda para os turnos da tarde e da noite foi planejada, com abordagem dos aspectos do audiovisual e, principalmente, das questões socioambientais. Já as atividades voltadas ao descarte incorreto do óleo de cozinha residual, além da divulgação e orientações sobre ponto de coleta de óleo residual, localizado no campus, em todas as turmas dos três turnos houve a apresentação dos danos ocasionados pelo descarte incorreto do óleo residual. Para buscar mais dados, especificamente sobre o tratamento da água distribuída em Canoas, foi promovida uma entrevista com o gestor da Corsan, iniciativa que, na sequência, resultou em uma visita técnica, pelos membros do projeto, à Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Branco de Canoas, com explicações do químico responsável, dando conta de todo processo, inclusive como o óleo residual contaminante é tratado e separado da água para garantir a potabilidade. As diferentes ações do projeto têm oportunizado espaços e tempos para o debate e reflexões socioambientais junto à comunidade do campus, buscando a promoção de mudanças atitudinais entre os participantes e envolvidos.

Biografia do Autor

Daniela Rodrigues da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutora em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Alexandre Tadachi Morey, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutor em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Arthur Freiberger de Assis , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Larissa Brinker Battilana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Publicado
2025-06-04
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar