Cultivando o saber: práticas extensionistas de combate às desigualdades

  • Marcos Daniel Schmidt de Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Fernanda Rafaele Fischer da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Hevelyn Vitória Soares da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Educação, Extensão, Desigualdades

Resumo

O projeto objetiva o desenvolvimento de ação extensionista junto à comunidade que frequenta e atua na horta comunitária denominada 'União dos Operários', situada no bairro Mathias Velho, no município de Canoas. O projeto conta com a parceria do escritório municipal da EMATER e da Associação Horta Comunitária União dos Operários (HOCOUNO). A iniciativa baseia-se na realização de oficinas e de atividades práticas, visando o combate às desigualdades nas regiões mais carentes do município. São ofertadas oficinas temáticas de educação, cidadania, meio ambiente, alimentação e práticas que visem a inclusão produtiva, a geração de renda e o fortalecimento da educação como política pública fundamental. O público-alvo desse projeto reside nas pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial mulheres e idosos, bem como associados da HOCOUNO. A enchente ocorrida em maio de 2024, que afetou principalmente os bairros Harmonia e Mathias Velho, foi um fator que dificultou a realização dos encontros, pois a HOCOUNO, assim como a maioria dos frequentadores, foi diretamente impactada. Além das dificuldades logísticas e estruturais, a situação gerou grande apreensão entre os participantes, uma vez que muitos enfrentaram perdas materiais significativas e insegurança quanto à estabilidade de suas residências. Após a superação dos impactos iniciais causados pela enchente, os encontros na horta comunitária puderam acontecer. O projeto já alcançou resultados parciais significativos após a realização de quatro encontros na comunidade, nos quais foram conduzidas oficinas abordando os temas de meio ambiente, saúde e bem-estar, alimentação saudável e economia solidária. Observou-se um envolvimento notável da comunidade, com participação ativa e entusiasmada. Espera-se, ao final da execução do projeto, ter propiciado situações de engajamento e continuidade aos estudos, qualificando a educação na comunidade beneficiada, bem como a divulgação da missão do IFRS e dos cursos e oportunidades no Campus Canoas, além da participação de nossos estudantes e servidores em ações extensionistas.

Biografia do Autor

Marcos Daniel Schmidt de Aguiar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Fernanda Rafaele Fischer da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso técnico em Administração integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Hevelyn Vitória Soares da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso técnico em Administração integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Publicado
2025-06-04
Seção
[Comunicação] Ciências Sociais Aplicadas