Pré-IF: uma luta pela equidade social na educação

  • Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Gabriel Ferreira Flores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Pré-IF de matemática, Equidade social, Ingresso

Resumo

O projeto IFRS para tod@s: preparatório de Matemática para o ingresso, ampliando possibilidades em busca de equidade social, conhecido como Pré-IF, refere-se a um curso preparatório de matemática gratuito para estudantes de escolas públicas que desejam ingressar no IFRS (especialmente no Campus Canoas), seja no ensino médio integrado ou no ensino superior, ou se preparar para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este preparatório visa proporcionar aos estudantes uma compreensão mais sólida do processo seletivo do IFRS e do ENEM, que contam com 10 e 45 questões objetivas de matemática, respectivamente, e seus editais, assim como revisar tópicos de matemática que são conteúdos programáticos das provas de ingresso. Inspirado nos cursinhos pré-vestibulares populares, ele surge como uma resposta à necessidade de nivelar as oportunidades de aprendizado para os estudantes que almejam ingressar nos cursos integrados e superiores do IFRS - Campus Canoas, assim como nos cursos superiores de outras instituições de ensino por meio do ENEM. O projeto está sendo realizado em dois módulos: um voltado para o acesso ao ensino médio, com 83 inscritos, que iniciou ao final de outubro e outro para os cursos superiores, com 15 inscritos, que ocorreu durante o mês de outubro. Ambos contaram com encontros presenciais no IFRS - Campus Canoas aos sábados de manhã, nos quais o bolsista e estudantes de Licenciatura em Matemática voluntários - em sua maioria bolsistas de outros projetos - apresentam detalhes do edital, revisam conteúdos de matemática de acordo com sua frequência em provas anteriores e resolvem questões de vestibulares passados com os estudantes. Espera-se, com isso, proporcionar aos estudantes de escolas públicas melhor compreensão do funcionamento das provas de ingresso do IFRS e do vestibular do ENEM, preparando-os para realizá-las com mais confiança e tranquilidade, aumentando suas chances de obter êxito na mesma. Assim, o projeto busca contribuir para a promoção da equidade social, além de divulgar a instituição, os seus cursos e as possibilidades que os estudantes podem encontrar no campus.

Biografia do Autor

Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)-Campus Canoas. Coordenador do projeto de ensino: Mais Matemática: projeto de reforço escolar de matemática.

Gabriel Ferreira Flores, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso Superior de Matemática - Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Bolsista do projeto de extensão: IFRS para tod@s: preparatório de Matemática para o ingresso, ampliando possibilidades em busca da equidade social.

Publicado
2025-06-04
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar