Clube de eletrônica: um modelo de aprendizado prático para a formação técnica
Resumo
O projeto surge da necessidade de proporcionar aos estudantes do curso integrado em eletrônica um espaço extra-classe, promovendo diversas experiências com os instrumentos de medida e montagens eletrônicas diversas. Estas experiências têm como objetivo complementar aquilo que já é oferecido em sala de aula, mas que durante o horário regular das aulas não é possível. Com isso, estimulamos o interesse e participação dos alunos dos cursos da área de eletrônica. O projeto tem como objetivo desenvolver as habilidades, aptidões e competências necessárias ao trabalho na área da eletroeletrônica estimulando o prosseguimento de estudos em termos de verticalização de sua formação. Na metodologia de desenvolvimento das atividades propõe-se uma montagem que deve ser construída pelos estudantes, os quais encontrarão diversos problemas que exigirão estudo e proposição de soluções, estimulando o “aprender fazendo” ou aprendizagem prático. O uso desta abordagem resulta em alto grau de engajamento dos estudantes envolvidos, com resultados superiores aos estudantes envolvidos em atividades de ensino tradicionais. O projeto iria por meio de encontros mensais/semanais disponibilizar espaço e orientação aos alunos propiciando momentos de práticas.
Com o acontecimento da calamidade de origem climática, onde Canoas foi uma das cidades mais atingidas, o projeto ficou parado durante o período de fechamento do Campus. Após retornar às atividades, o projeto mudou as atividades para o atendimento à comunidade externa por intermédio da manutenção de equipamentos eletrônicos. Isto levou a um novo projeto, agora de extensão, de nome “Eletro Solidário”. O projeto “Clube de Eletrônica” retomou suas atividades em agosto, quando foram criados pequenos materiais didáticos (manuais de uso) pelo bolsista, descrevendo o uso dos instrumentos laboratoriais. Estes documentos foram apresentados durante as atividades abertas à comunidade acadêmica durante os meses de setembro, outubro e novembro, assim como os projetos e montagens que foram efetuados durante as mesmas atividades.
Considerando o objetivo principal e os objetivos específicos deste projeto, usaremos as seguintes ferramentas de avaliação: iremos disponibilizar e verificar a quantidade de acessos aos materiais didáticos criados, como forma de medir quantos estudantes irão utilizá-los como apoio ao estudo.
Registramos os projetos desenvolvidos pelos estudantes, incentivando a participação de outros alunos. O público-alvo principal será formado pelos estudantes dos cursos de nível técnico e superior na área de eletroeletrônica.