Clube de eletrônica: um modelo de aprendizado prático para a formação técnica

  • Otavio Simões Mano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Johann da Silva Bühler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Leonardo Isolini de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Augusto Alexandre Durgante Mattos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Eletrônica, Aprendizagem por projetos, Práticas laboratoriais

Resumo

O projeto surge da necessidade de proporcionar aos estudantes do curso integrado em eletrônica um espaço extra-classe, promovendo diversas experiências com os instrumentos de medida e montagens eletrônicas diversas. Estas experiências têm como objetivo complementar aquilo que já é oferecido em sala de aula, mas que durante o horário regular das aulas não é possível. Com isso, estimulamos o interesse e participação dos alunos dos cursos da área de eletrônica. O projeto tem como objetivo desenvolver as habilidades, aptidões e competências necessárias ao trabalho na área da eletroeletrônica estimulando o prosseguimento de estudos em termos de verticalização de sua formação. Na metodologia de desenvolvimento das atividades propõe-se uma montagem que deve ser construída pelos estudantes, os quais encontrarão diversos problemas que exigirão estudo e proposição de soluções, estimulando o “aprender fazendo” ou aprendizagem prático. O uso desta abordagem resulta em alto grau de engajamento dos estudantes envolvidos, com resultados superiores aos estudantes envolvidos em atividades de ensino tradicionais. O projeto iria por meio de encontros mensais/semanais disponibilizar espaço e orientação aos alunos propiciando momentos de práticas.
Com o acontecimento da calamidade de origem climática, onde Canoas foi uma das cidades mais atingidas, o projeto ficou parado durante o período de fechamento do Campus. Após retornar às atividades, o projeto mudou as atividades para o atendimento à comunidade externa por intermédio da manutenção de equipamentos eletrônicos. Isto levou a um novo projeto, agora de extensão, de nome “Eletro Solidário”. O projeto “Clube de Eletrônica” retomou suas atividades em agosto, quando foram criados pequenos materiais didáticos (manuais de uso) pelo bolsista, descrevendo o uso dos instrumentos laboratoriais. Estes documentos foram apresentados durante as atividades abertas à comunidade acadêmica durante os meses de setembro, outubro e novembro, assim como os projetos e montagens que foram efetuados durante as mesmas atividades.
Considerando o objetivo principal e os objetivos específicos deste projeto, usaremos as seguintes ferramentas de avaliação: iremos disponibilizar e verificar a quantidade de acessos aos materiais didáticos criados, como forma de medir quantos estudantes irão utilizá-los como apoio ao estudo.
Registramos os projetos desenvolvidos pelos estudantes, incentivando a participação de outros alunos. O público-alvo principal será formado pelos estudantes dos cursos de nível técnico e superior na área de eletroeletrônica.

Biografia do Autor

Otavio Simões Mano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Mestre em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor doInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. 

Johann da Silva Bühler, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do Curso Técnico de Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Leonardo Isolini de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Augusto Alexandre Durgante Mattos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Mestre em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Publicado
2025-06-04