Projeto Mais Matemática: reforço escolar no IFRS - Campus Canoas

  • Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Rafael Duarte Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Reforço escolar, aprendizagem matemática, evasão escolar

Resumo

O Mais Matemática é um projeto de ensino que disponibiliza atendimento individualizado com as disciplinas de matemática e tem como objetivo fornecer encontros de reforço para os estudantes do EJA, ensino médio integrado e dos cursos superiores do IFRS - Campus Canoas. Foi concebido a partir da percepção por parte dos docentes de uma defasagem de aprendizagem de conteúdos pré-requisitos para as disciplinas dos cursos do Campus Canoas. Devido à crise da pandemia de covid-19, muitas instituições não conseguiram garantir a aprendizagem dos estudantes e tiveram a aprovação compulsória, sem a devida avaliação dessas aprendizagens. A motivação principal do projeto é oferecer alternativas para diminuir essa defasagem de conteúdos de matemática básica, ou outros conteúdos, observada em alguns alunos ingressantes no IFRS. Com isso espera-se que, a longo prazo, haja uma diminuição na evasão estudantil. A partir desse cenário, surge a ideia de disponibilizar para esse público um atendimento individualizado na forma de encontros presenciais no próprio campus, com aulas de reforço, auxílios personalizados às dúvidas dos frequentantes com horários flexíveis, buscando atender ao maior público possível. No que se refere ao espaço físico, o bolsista conta com o Laboratório de Educação Matemática (LEMA) e todos os seus materiais e recursos físicos e digitais, que contribuem para que a aprendizagem durante as aulas de reforço seja a mais efetiva possível. Essas aulas podem ser agendadas por e-mail ou frequentadas nos horários pré-definidos. O Projeto Mais Matemática, agora no seu segundo ano de existência, segue buscando alcançar todos os públicos que se propôs a atender. Até o momento, grande parte dos estudantes que buscam atendimento cursam o ensino médio técnico na instituição, mas também foi possível auxiliar alunos do ensino superior, inclusive da própria licenciatura em matemática, em suas disciplinas. Recentemente, o projeto fez parceria com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) para fornecer apoio extra aos alunos atendidos por eles. Os próximos passos atualmente incluem a parceria com os professores das turmas que têm apresentado resistência em buscar auxílio, para que se possa organizar encontros em grupo e facilitar o sanamento de dúvidas. Com isso, espera-se que os estudantes consigam avançar em seus estudos com menos defasagem nos conteúdos básicos, a fim de evitar possíveis evasões e melhorar os índices de aprovação e permanência dos discentes do IFRS - Campus Canoas.

Biografia do Autor

Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)-Campus Canoas. Coordenador do projeto de ensino: Mais Matemática: projeto de reforço escolar de matemática. 

Rafael Duarte Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do Curso Superior de Matemática-Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Bolsista do projeto de ensino: Mais Matemática: projeto de reforço escolar de matemática.

Publicado
2025-06-04
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar