IFCITEC: Feira de Ciências e de Inovações Tecnológicas do IFRS Campus Canoas

  • Carla Odete Balestro Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Sandro José Ribeiro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Anna Carolina Silva da Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Livia Santos Faleiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Feiras de ciências, Metodologia de pesquisa, Inovações tecnológicas

Resumo

A IFCITEC (Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas) é um evento anual, realizado desde 2013 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no Campus Canoas. Destinado a apresentar, avaliar e premiar pesquisas realizadas por jovens cientistas, o evento busca fomentar o interesse pela ciência em estudantes do ensino fundamental, ensino médio, ensino médio integrado ao técnico e educação profissional técnica. Alunos de escolas públicas e privadas de todo o estado do Rio Grande do Sul são convidados a participar, representando diversos municípios e submetendo projetos inovadores em diversas áreas do conhecimento. A IFCITEC utiliza uma metodologia ativa, que promove o aprendizado pela pesquisa, incentivando os estudantes a investigarem questões relevantes em suas comunidades e a desenvolverem projetos que possam impactar positivamente seu entorno. A feira valoriza o protagonismo dos jovens, permitindo que eles aprofundem seus conhecimentos científicos e desenvolvam habilidades para formular hipóteses, realizar experimentos e analisar resultados. Com isso, os alunos vivenciam na prática o método científico e compreendem cada etapa do processo de pesquisa, o que contribui para sua formação acadêmica e científica. A IFCITEC, assim, estimula o engajamento desses jovens com a ciência e sua aplicação para a resolução de problemas reais. Durante a feira, além da exposição dos projetos, ocorrem oficinas e palestras destinadas a alunos e professores. Essas atividades complementares abordam conceitos científicos, técnicas de pesquisa e metodologias experimentais, ampliando a capacidade investigativa dos participantes e aprofundando a compreensão de processos metodológicos. Esses workshops e palestras contribuem para o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas, essenciais para o avanço do conhecimento científico. A cada edição, a IFCITEC recebe mais de 200 projetos, divididos em dez categorias, oriundos de mais de 50 municípios do estado. Os melhores projetos são reconhecidos com troféus, medalhas e, para os destaques, são oferecidas bolsas de iniciação científica júnior pelo CNPq. Além disso, os projetos premiados recebem convites para participarem de outras feiras de ciência afiliadas em vários estados brasileiros, o que amplia as oportunidades de divulgação e reconhecimento dos jovens pesquisadores. Este artigo visa evidenciar o impacto da IFCITEC como uma ferramenta poderosa para a popularização da ciência. Através da análise das oportunidades proporcionadas, destacamos como a feira promove o acesso ao conhecimento científico, tornando-o mais acessível e estimulando o envolvimento dos estudantes com a pesquisa científica. O evento não apenas apoia a formação de futuros cientistas, mas também desempenha um papel fundamental na educação científica, aproximando os jovens do processo investigativo e fortalecendo a cultura científica na educação básica. 

Biografia do Autor

Carla Odete Balestro Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas na área de informática.

Sandro José Ribeiro da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas na área de Informática.

Anna Carolina Silva da Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Aluna do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Bolsista do Projeto. 

Livia Santos Faleiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Aluna do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Bolsista do Projeto. 

Publicado
2025-06-04
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar