TRILOGIC: uma plataforma educativa com acessibilidade para o ensino da lógica de programação

  • Carla Odete Balestro Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Sandro José Ribeiro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Henrique Gross Fantoni Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Lucas Paz da Silva Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Ensino de Lógica de Programação;, Plataforma Educativa, Metodologias ativas

Resumo

Em tempos de internet em um mundo globalizado, o desenvolvimento de habilidades em programação de sistemas computacionais destaca-se como uma necessidade crescente, e dentre os múltiplos fatores que corroboram com isto, pode-se mencionar a ampliação no compartilhamento de informações, o avanço contínuo dos sistemas informatizados e o grande aumento de pessoas interconectados a estes sistemas. Existem diversos fatores para a falta de profissionais qualificados para atuar na área de tecnologia da informação, sendo um deles a alta evasão nos cursos, muitas vezes, ocasionada pela dificuldade nas disciplinas introdutórias como as que visam explorar os conceitos inerentes ao ensino e aprendizado de programação. O Campus Canoas do IFRS possui dois cursos técnicos integrados ao ensino médio, que exploram os conceitos de programação em seus currículos: desenvolvimento de sistemas e eletrônica. A plataforma TRILOGIC surge na busca por estratégias didáticas que melhorem o desempenho dos alunos dos cursos técnicos citados, colaborando com a permanência e êxito nos cursos que demandam habilidades de programação em sua essência ou como parte da formação. O TRILOGIC tem sido desenvolvido como uma plataforma educativa digital, disponível via web aos alunos e docentes envolvidos com linguagem de programação (LP). O objetivo deste projeto consiste em explorar a utilização da plataforma educativa TRILOGIC no auxílio ao ensino e aprendizagem de conceitos da LP junto aos alunos dos primeiros e segundos anos dos cursos técnicos integrados mencionados, colaborando com a permanência e êxito dos estudantes. São alguns dos objetivos específicos: investigar o desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos ingressantes; identificar, modelar, implementar e testar novos recursos a serem incorporados a partir do feedback de alunos e professores; concluir a adaptação da plataforma para o uso de pessoas com baixa visão e analisar as possibilidades de ampliação do público que a utiliza. Em termos metodológicos, o projeto utilizará técnicas e ferramentas das abordagens qualitativas voltadas para a construção e utilização de ambientes virtuais de aprendizagem. De abordagem qualitativa, natureza aplicada e objetivos exploratórios o projeto será executado no âmbito do Campus Canoas do IFRS, sendo a amostra intencional por relevância. No que tange aos aspectos técnicos, a plataforma está sendo desenvolvida com a biblioteca REACT para a construção do front-end e NODE para a implementação do back-end. 

Biografia do Autor

Carla Odete Balestro Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Sandro José Ribeiro da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. 

Henrique Gross Fantoni, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Aluno do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Bolsista do Projeto. 

Lucas Paz da Silva Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Aluno do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Bolsista do Projeto. 

Publicado
2025-06-04
Seção
[Comunicação] Ciências Exatas e da Terra