GeoGebra: recursos e ferramentas para a construção de gráficos estatísticos
Resumo
As aplicações da estatística estão cada vez mais presentes na tecnologia, nos meios de informação e de comunicação e em todas as práticas sociais da atualidade. O conhecimento sobre estatística tem contribuído para o desenvolvimento da sociedade, por meio da análise da variabilidade, melhoria das previsões e agilidade na tomada de decisões em situações de incerteza. Ainda, a importância dada à estatística pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a implementação dos seus conteúdos na educação básica, geraram uma grande demanda por formação básica nesta área. Quanto aos gráficos estatísticos, dentre as várias habilidades descritas na BNCC, está a interpretação e comparação de conjuntos de dados estatísticos por meio de gráficos de colunas, de barras, de linhas, de setores, histogramas, diagrama de caixa (box-plot), de ramo de folhas e pictóricos, reconhecendo os mais eficientes para sua análise, bem como sugere que sejam construídos com uso de recursos digitais. Sendo assim, o presente trabalho, tem como objetivo explorar o GeoGebra, que é um software educacional gratuito, como ambiente de ensino e aprendizagem para a construção do conhecimento estatístico relacionado a representação gráfica dos dados. Por ser um ser um software dinâmico, pode-se alterar os dados e verificar as mudanças que ocorrem nos cálculos e no gráfico, colaborando, dessa forma, para o letramento estatístico, necessário para que o estudante da educação básica tenha condições de se posicionar diante das muitas informações apresentadas graficamente nas diversas mídias, identificando tendências, variabilidade e, quando possível, estabelecendo relações, além de perceber inadequações que possam induzir a erros de leitura, como escalas não apropriadas. Desta forma, acredita-se que a partir de uma proposta de ensino de estatística, aliada às tecnologias, que leve em consideração a participação ativa do aluno, por meio da experimentação, simulação, elaboração de hipóteses e argumentação, estaremos contribuindo para a formação de adultos críticos e atuantes.