Investigação histórica como recurso pedagógico na compreensão da multiplicação
Resumo
O ensino da matemática frequentemente enfatiza a memorização de fórmulas e métodos repetitivos, sem considerar as culturas a serem valorizadas e as habilidades do grupo que está envolvido. Tradicionalmente, os alunos não se identificam com os conteúdos apresentados pelos professores de matemática, já que as repetições colocadas nas aulas sugerem poucas reflexões e decisões, levando à desmotivação dos alunos. Diante disso, este estudo sugere a utilização da história da matemática como uma abordagem alternativa para tornar o aprendizado significativo e contextualizado. Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, tem como objetivo analisar a literatura especializada sobre a história da matemática e as diretrizes da educação brasileira e selecionar abordagens utilizadas por diversas culturas para a realização de cálculos relacionados a multiplicação. Além de identificar a oferta de recursos aos professores de matemática, como os métodos de multiplicação russa e chinesa encontrados em registros históricos, apresentamos diferentes abordagens para o mesmo cálculo de multiplicação. O método de multiplicação russo, utilizado pelos camponeses para cálculos agrícolas, se baseia na ideia de dobrar e dividir. Este método simplifica a multiplicação por meio de operações de adições e divisões sucessivas. Já o método chinês usa interseções de bastões para representar multiplicações, que eram na sua origem bambus. Esta forma de multiplicar, auxilia o entendimento visual e demonstra de forma concreta o processo de multiplicação. Essas abordagens com ênfase na história promovem a interdisciplinaridade e ajudam os alunos a compreenderem a matemática como uma construção humana, diversificada e contextualizada. O uso desses métodos incentiva a reflexão crítica, a curiosidade e a valorização de contribuições culturais à matemática, além de propor situações de autonomia para o agente matemático. Assim, ao utilizar a história da matemática como recurso pedagógico, o professor pode humanizar e contextualizar o aprendizado das operações matemáticas, rompendo com a visão mecânica e abstrata predominante no ensino tradicional.