Currículo e suas práticas diversas

  • Isabel Helena Comerlatto IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Gisele Palma IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Maria Eduarda Hojnacki Costa IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Raissa de Melo Brunauth

Resumo

Currículo, no âmbito educacional, pode ser entendido como a construção social e cultural que preenche a escolaridade com conteúdos e orientações, sendo um modo de organizar as práticas educativas (GRUNDY, 1987). Sabemos que nenhum fenômeno é indiferente ao contexto no qual se produz; portanto, a construção do currículo não é independente e não pode ser entendida separadamente das condições reais de seu desenvolvimento. O currículo faz parte de uma realidade múltipla, não podendo, então, ser reduzido a uma única prática pedagógica de ensino, tendo em vista que esta última engloba ações de ordem política, administrativa, de produção, entre outros. Segundo KING (1986, p.37) o significado de currículo se dá pelos contextos no qual se insere: de aula, pessoal, social, histórico e político. Entender o currículo, inserido em um sistema educativo, requer prestar atenção às práticas políticas e administrativas, às condições estruturais, organizacionais e à bagagem de ideias que lhe dão forma e que lhe modelam, sempre em sucessivos passos de transformação. Sendo assim, se cristaliza em um meio que lhe dá significado real (SACRISTÁN, 2000). Trata-se de um complexo social, com determinada dinâmica. O currículo acaba por ser um cruzamento entre práticas pedagógicas que se caracterizam por serem multicontextualizadas, uma vez que as atividades práticas servem para desenvolver os currículos e estão sobrepostas em contextos e alinhadas entre si. Teoria e prática devem fazer parte do currículo, uma vez que estão imbricadas e são indissociáveis. Entretanto, conforme a necessidade de mudança e renovação, o currículo deve sofrer alterações, pois, assim como a sociedade na qual ele se insere é dinâmica, também ele tem o dever de ser. A desmotivação dos alunos, o fracasso escolar, o tipo de relação entre os professores, tudo isso diz respeito ao currículo, já que ele é objeto e instrumento que contém as mudanças necessárias para a melhoria escolar. Às vezes, um alto índice de fracasso escolar se dá devido a um relato inadequado, contido no currículo, ou uma exigência considerada viável e obrigatória que não está contida nele. Seja qual for a temática abordada no âmbito educacional, poderemos encontrá-la numa relação de interdependência com o currículo. Para demonstração dos componentes do currículo, serão expostos cartazes com palavras-chave que o compõe e serão explanadas e correlacionadas ideias acerca dele, incitando o debate sobre o que e quão importante é o currículo, tendo como objetivo principal suscitar a discussão para que haja entendimento sobre o fato de o currículo ser dinâmico e ajustável conforme as diversas realidades existentes. O resultado pretendido é a compreensão da importância do currículo no âmbito escolar, para que sejam entendidas as influências internas e externas que atuam sobre ele, a fim de se obter uma educação ampla e inclusiva.

Palavras-chave: educação, currículo, pedagogia.

Publicado
2014-09-08
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior