Laboratório de Educação Matemática: um ambiente que integra a teoria e a prática dos saberes matemáticos
Resumo
O Laboratório de Educação Matemática (LEMA) é um projeto de Ensino do IFRS - Campus Canoas que possui ações que envolvem a comunidade interna e externa. Ele é um espaço que motiva os alunos, por meio da influência visual e pela disposição de materiais que visam a compreensão do conteúdo e auxiliam no aprofundamento de conhecimentos matemáticos. O laboratório apoia os estudantes do curso de Matemática - Licenciatura e os incentiva a criar seus próprios LEMAs. Ademais, dispõe-se a dar suporte aos discentes em relação ao planejamento de atividades e com a produção de materiais, tendo apoio do Laboratório Maker, onde pode-se utilizar uma cortadora a laser e impressoras 3D, tornando o conteúdo mais atraente e explícito, porém de maneira mais visual e concreta, além de estimular o trabalho coletivo e o conhecimento de novas tecnologias e métodos de ensino, que possibilitam o estudante a aprender de maneira mais lúdica. A principal intenção do projeto é disponibilizar e evidenciar ao público em geral, e principalmente aos estudantes da Matemática - Licenciatura, como um ambiente apropriado, com grande variedade de materiais didáticos, que estão disponíveis para uso local e empréstimos para a retirada por toda a comunidade acadêmica, favorece a compreensão e o domínio da disciplina e como a união entre teoria e prática auxilia na busca do conhecimento. Diante disso, vale ressaltar a parceria do LEMA com outros projetos, como a realização do projeto "Oficinas de Ensino de Matemática (POEMA)", que aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro, e obteve um retorno extremamente positivo dos professores da rede municipal perante o encontro e a produção de jogos, e como o projeto Olimpíadas de Matemática, que aconteceu entre os dias 30 de agosto e 25 de Outubro, reunindo cerca de 40 alunos participantes da segunda fase da OBMEP para estudo. Com esse contato externo, o projeto pretende estimular e encorajar os alunos a estudar matemática, tornando-a atrativa, e apresentar aos docentes a matéria com didáticas aprimoradas, vislumbrando uma aprendizagem mais acessível e aprazível da mesma. Por fim, este projeto teve como resultados a realização de gincanas matemáticas entre escolas, aulas da graduação, do mestrado e de extensão, oficinas, criação de jogos, entre outros. Em relação ao crescimento pessoal, houve uma aproximação notável da bolsista com a comunidade frequentadora e a evolução dos conhecimentos e raciocínios matemáticos realizados no laboratório.