Incentivo à prática de leitura na escola através de ações interdisciplinares

  • Leonardo Cláudio da Rosa IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Fabiana Cardoso Fidelis IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Cimara Valim de Melo IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Aline Noimann IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Glaucia Henge IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Romir de Oliveira Rodrigues IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Sheila Katiane Staudt IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Silvia de Castro Bertagnolli IFRS - Câmpus Canoas, Brasil

Resumo

O Programa Múltiplos Espaços de Leitura (MEL) constituiu-se em 2013 a partir de dois projetos já consolidados no IFRS - Câmpus Canoas desde o ano de 2011: Redes Digitais de Leitura e Literatura na Mão. O Programa organiza e apoia ações interdisciplinares que abrangem ensino, pesquisa e extensão ao incentivar a prática de leitura nas suas diversas formas. A atuação do Programa MEL baseia-se principalmente na necessidade de repensar o livro como uma ferramenta para a educação de cidadãos com plena formação, senso crítico e capacidade de interpretação do mundo ao seu redor. Compreende-se que a importância da prática da leitura na escola está no desenvolvimento da subjetividade do educando. Tendo em mente tal pressuposto, consideram-se os dados estatísticos recentes que apontam o baixo desempenho da população brasileira a respeito do ato de ler e avalia-se a posição na qual se encontram as mídias digitais na vida contemporânea e suas consequências conflitantes para com o interesse na leitura. A partir da análise dessas observações faz-se, portanto, necessário oportunizar a maior presença da literatura na comunidade escolar. O Programa MEL objetiva essencialmente propiciar espaços acessíveis para toda comunidade para a realização da leitura. Com o estabelecimento de tais cenários, tem-se a criação de novos leitores. A prática de leitura, neste sentido, precisa ser continuada. Desenvolve-se, para isso, uma interface entre os meios virtuais e os meios físicos, a qual incentiva e propaga a prática de leitura na rede. Dentre intenções consequentes da anterior, é relevante citar a de produção de uma consciência de valorização do patrimônio artístico-cultural circundante à instituição. Neste ano, as ações desenvolvidas consistem em: Atividade Permanente de Leitura no PROEJA, que visa incentivar a leitura entre jovens e adultos através do professor como exemplo de leitor e divulgador; Campanha Amigo Encapado e Minibibliotecas nas Salas de Aula (em processo de reedição), que cria diretamente espaços de leitura aproximando a sala de aula e o estudante do livro e a Roda de Leitura (com edição prevista para 2014/2), que possibiliza a partilha de experiências de leitura. O Programa também viabilizou a participação da comunidade interna do Câmpus em atividades como a Feira do Livro da cidade de Canoas e organizou seminários em cursos de nível superior da instituição. Além das ações citadas, veiculam-se textos e resenhas nas mídias sociais afim de criar a interface previamente mencionada. Pode-se observar, como resultado, a humanização do espaço escolar, o reconhecimento e registro de novas possibilidades para o incentivo à leitura, uma nova compreensão da cultura frente às mídias digitais e a integração do livro e da leitura na vida dos atores participantes.

Palavras-chave: leitura, literatura, espaços físicos e digitais.

Publicado
2014-09-08
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio