A educação dialógica e seus impactos

  • Maria Eduarda Hojnacki Costa IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Gisele Palma
  • Isabel Helena Comerlato

Resumo

Um dos maiores desafios da educação é considerar a aprendizagem como criação do sentido dos objetos do conhecimento para cada indivíduo e visar estimular os indivíduos a serem criativos, curiosos e produtores de conhecimento, uma vez que a educação não é um ato de passividade do aluno em relação ao professor e que o conhecimento deve ser construído pelo aluno ao longo de sua formação. O profissional da educação deve levar os alunos a construir suas aprendizagens por meio da apropriação dos conhecimentos históricos, bem como em função de suas próprias inquietudes, curiosidades e descobertas, pois enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação libertadora visa inquietá-los. Com base nesses fundamentos, realizamos uma pesquisa referente a uma atividade por nós desenvolvida, ao longo da disciplina ?História da Educação?, a qual consistiu no estudo e posterior apresentação sobre a história da educação no Brasil, no século XIX. Realizamos a apresentação com base na metodologia dialógica, para os demais alunos sentirem-se integrantes da história, entendendo-a e visualizando-a em seu contexto temporal e histórico; portanto, o ambiente da sala de aula e as vestes dos elementos do grupo foram adaptados de acordo com os princípios que regiam a educação do referido período e o diálogo, a reflexão e o debate foram permanentemente instigados. Assim, a apresentação do estudo consistiu em uma representação real do tema proposto, em permanente interação dialógica entre apresentadoras e demais alunos da turma. A pesquisa teve caráter qualitativo e os interlocutores foram alunos da turma, os quais se voluntariaram. O instrumento de coleta de dados foi entrevista semiestruturada. A análise dos dados se deu por meio da metodologia Análise de Conteúdo. O objetivo central da investigação se baseou no problema de pesquisa, com o seguinte questionamento: ?Quais os impactos de uma metodologia dialógica e contextualizada na aprendizagem dos alunos? Por meio das entrevistas identificamos a satisfação dos interlocutores com a metodologia desenvolvida na apresentação do tema proposto. 83,3% dos entrevistados responderam que sua satisfação se devia ao espaço aberto para o debate, pois ?[...] não só se transmitiu o que se tinha no livro, como também todos pudemos debater e dar nossa opinião segundo nossa visão de vida? (A[1]¹), e salientaram também que ?tal metodologia faz não só com que o aluno aprenda de maneira mais acessível e compreensiva, mas com que ele possa construir interações sociais dentro da escola e discutir suas visões sobre o que está sendo ensinado e aprendido? (A[2]). Desta forma, acreditamos ser inerente ao professor a interação com o aluno, a fim de que se haja construção de conhecimento. Compreendemos, então, que a utilização de uma metodologia de ensino que possibilite aos alunos se envolver, contextualizar e associar os conhecimentos às suas realidades, favorecendo a interação entre eles, os educadores e o meio em que vivem, instiga a curiosidade, o debate e o diálogo, facilita a aprendizagem e a torna significativa aos alunos. ¹ Os nomes dos interlocutores são fictícios, a fim de preservar suas identidades.

Palavras-chave: educação; dialógica; aprendizagem.

Publicado
2014-09-09
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior