-
Carlos Alencar Souza Alves Junior
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Canoas, Professor efetivo de Educação Física do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Canoas.
https://orcid.org/0000-0002-5928-0567
-
Rafaela Jorge Martins
Estudante do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Canoas.
-
Bruno de Souza Pacheco
Estudante do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Canoas.
-
Alexandre Tadachi Morey
Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Canoas; professor de Biologia, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Educação Ambiental.
https://orcid.org/0000-0001-9975-4627
Palavras-chave:
Semaglutida, Tirzepatida, Efeitos colaterais
Resumo
O Ozempic (semaglutida) e o Mounjaro (tirzepatida) revolucionaram o tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2, oferecendo uma nova esperança para pacientes que precisam perder peso. Esses medicamentos atuam no controle do apetite e da saciedade, sendo alternativas no combate de doenças crônicas, como a obesidade. No entanto, é vital avaliar seus efeitos colaterais, especialmente nas populações adulta e idosa, pois o metabolismo e a tolerância a medicamentos variam conforme a idade, e os idosos, em particular, podem ter condições de saúde preexistentes ou usar outros medicamentos que podem ocasionar interação medicamentosa. Entender esses riscos auxilia na segurança do paciente e propicia que os benefícios da perda de peso superem os potenciais efeitos colaterais. Neste sentido, o objetivo do projeto foi analisar e sintetizar sistematicamente os estudos que investigaram os efeitos colaterais do Ozempic e do Mounjaro em populações adultas e idosas. Esta revisão sistemática foi registrada no International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO) e foi conduzida de acordo com os procedimentos da declaração Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Serão incluídos nesta revisão sistemática estudos que investigaram os efeitos colaterais do Ozempic e do Mounjaro. O foco foi em pesquisas realizadas com indivíduos com 18 anos ou mais. Foram incluídos artigos científicos originais com delineamento transversal, painéis transversais, longitudinais, mistos, de coorte, caso-controle e estudos experimentais, realizados entre Janeiro de 2013 a Setembro de 2025. A busca por prováveis artigos foi realizada com a utilização de descritores em inglês, português e espanhol, porém, sem limitação sobre a língua de escrita do artigo. Os descritores foram provenientes do Health Sciences Descriptors (DECS) e Medical Subject Headings (MESH) e possíveis palavras-chave em artigos relacionadas à temática. As busca foram realizadas de Julho a Setembro de 2025 em bases de dados como PubMed, Web of Science e Scopus, LILACS, SciELO, CINAHL, SPORTDiscus e literatura cinzenta (Google Scholar). A busca dos estudos e extração dos dados, assim como a avaliação da qualidade metodológica dos estudos selecionados foi realizada por dois autores de forma independentes, por meio da utilização do Quality Assessment Tool for Observational Cohort and Cross-Sectional Studies, Studies do National Institutes of Health. A pesquisa identificou a prevalência dos efeitos colaterais mais comuns, como náuseas e diarreia, e evidenciou efeitos adversos graves, como pancreatite. Além disso, a análise comparou o perfil de segurança entre o Ozempic e o Mounjaro, e demonstrou as variações de tolerabilidade e efeitos colaterais entre as populações adultas e idosas. Por conseguinte, pretende-se fornecer uma visão clara sobre a segurança e o manejo desses medicamentos, auxiliando profissionais de saúde na tomada de decisões.
Biografia do Autor
Carlos Alencar Souza Alves Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Canoas, Professor efetivo de Educação Física do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Canoas.
Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de concentração de atividade física e saúde. Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB e Bacharel em Educação Física pela Unicesumar. Também é licenciado em História pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Professor efetivo de Educação Física do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Canoas.
Rafaela Jorge Martins, Estudante do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Canoas.
Estudante do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Canoas. Bolsista do projeto de pesquisa Narrativas do Corpo: Imagem Corporal e Fatores Associados em Estudantes do Ensino Técnico do Instituto Federal de Educação e tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Canoas.
Bruno de Souza Pacheco, Estudante do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Canoas.
Estudante do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Canoas. Bolsista do projeto de pesquisa Interfaces do Corpo e Imagem Corporal: Fatores Associados em Estudantes do Ensino Médio Técnico do IFRS- Campus Canoas.
Alexandre Tadachi Morey, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Canoas; professor de Biologia, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Educação Ambiental.
Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Especialização em Biologia Aplicada à Saúde, Especialização em Ensino de Ciências Biológicas, Especialização em Bioinformática, Mestrado em Biotecnologia, Doutorado e Pós-Doutorado em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é professor de Biologia, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Educação Ambiental e está como Diretor de Ensino no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Canoas. Coorientador no projeto: Narrativas do Corpo: Imagem Corporal e Fatores Associados em Estudantes do Ensino Técnico do Instituto Federal de Educação e tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Canoas.