Oficina de Transcriação Matematicriando

  • Kate Lyra de Mendonça
  • Cristiane Francisco da Silva
  • Núbia Lúcia Cardoso Guimarães
  • Esequia Sauter

Resumo

O rápido desenvolvimento tecnológico nos dias atuais representa um grande desafio para o ensino dos profissionais e a matemática, é um dos suportes para esse conhecimento. Uma das dificuldades encontradas pelos professores na área tecnológica é justamente o fato de os alunos chegarem ao ensino superior ou técnico com grandes problemas de pré-requisito. Devido a isso, o Projeto Laboratório de Investigação Matemática Ensinaprender (LIM), tem como objetivo a utilização de estratégias de ensino e aprendizagem que venham a colaborar com a mudança deste quadro. Pretende-se levar os alunos à desconfiança das verdades existentes e, a não aceitação do que está supostamente pronto e acabado, mas a investigação para a construção de conhecimentos e habilidades matemáticas através da experimentação e da descoberta. É preciso tornar a matemática útil e prazerosa por meio da resolução de problemas relacionados a situações cotidianas, nas quais os alunos possam investigar e descobrir os conteúdos matemáticos, desenvolver e aplicar estratégias para a resolução dos mesmos. Almeja-se que o aluno passe a ver a matemática de forma atraente e desafiadora, sendo capaz de propor e resolver problemas, conhecer técnicas diversas, compreender as implicações matemáticas de um problema, trabalhar em grupo para resolvê-lo, aplicar ideias matemáticas em problemas abertos. Para isso o Projeto LIM irá pesquisar, investigar, criar e utilizar metodologias, estratégias e espaços de ensino e aprendizagem usando como recurso as novas tecnologias, a resolução de problemas e a investigação matemática. A presença das novas tecnologias, em suas diferentes formas e usos, constitui um dos principais agentes de transformação da sociedade e tem influenciado muito a forma de viver do indivíduo. No meio educacional, existem grandes esforços por parte dos educadores para que a informática esteja cada vez mais presente nas práticas pedagógicas. Sendo assim, o projeto utiliza a informática como meio pelo qual os alunos possam estabelecer verdades matemáticas, ajudando-os a desenvolver autonomia intelectual, possibilitando o desenvolvimento de indivíduos críticos, criativos, conscientes e capazes de se integrar às rápidas mudanças da sociedade. Neste ano, o Projeto LIM oferece a oficina Matematicriando, aberta aos alunos do IFRS- Campus Canoas. Nesta oficina, serão estudadas as equações e inequações de uma reta e de uma circunferência e será utilizado como recurso computacional o software Graphequation. A proposta é associar o uso da ferramenta gráfica aos conhecimentos matemáticos e à criatividade dos alunos e com isso sejam criados réplicas ou originais de obras de arte. Os resultados já obtidos com este trabalho mostram que a mistura da arte, da matemática e da informática tem facilitado a aquisição dos conhecimentos. Investigando a teoria e utilizando a ferramenta gráfica para a criação do trabalho artístico, observa-se que os alunos aprendem os conceitos menos preocupados em decorá-los e de forma mais intuitiva e prazerosa. Desse modo, a oficina permite ao público-alvo a aquisição de conhecimentos e habilidades matemáticas, necessárias não só para suprir as necessidades acadêmicas e profissionais, mas também úteis para a aplicação no seu cotidiano.

Publicado
2014-07-14
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio