IFHELPER, uma proposta de ferramenta acadêmica

  • Augusto Zanella Bardini IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Igor Lorenzato Almeida
  • Denise Regina Pechmann

Resumo

Este trabalho visa, utilizando recursos da tecnologia móvel, viabilizar a melhor organização dos alunos do IFRS Canoas, a partir da implementação de um aplicativo para smartphones. A partir do andamento das aulas no IFRS Canoas, foi possível constatar alguns fatores: (a) a tecnologia móvel é muito utilizada pela grande maioria dos alunos para distintos objetivos; (b) um número considerável de alunos apresentam baixo rendimento em suas atividades escolares devido à dificuldade de organização pessoal para conciliar seus estudos com demais atividades. Uma constante dificuldade na organização das tarefas é causada pelas novas exigências impostas sobre os alunos que ingressam no Câmpus. O resultado desta má organização por parte dos alunos acaba resultando em um desempenho escolar insuficiente, podendo levar à reprovação. A tecnologia móvel tem potencial para ser uma boa ferramenta na ajuda da organização de tarefas pelos alunos. O objetivo deste projeto é desenvolver um aplicativo voltado aos alunos do IFRS Câmpus Canoas. Este aplicativo, em um primeiro momento, deve conter funcionalidades simples, voltadas ao dia a dia dos alunos, contendo informações básicas sobre a rotina do Câmpus e também possibilitar a inserção de compromissos e tarefas. Em um segundo momento novas funcionalidades devem ser inseridas que permitam a interação de um aluno com demais personagens de seu processo ensino-aprendizagem. Com este aplicativo, otimizando a organização dos alunos, pretende-se otimizar também o rendimento escolar. A fim de alcançar os primeiros resultados, um aplicativo com caráter informativo, devem ser seguidas as seguintes etapas: a) realizar um diagnóstico sobre como os alunos do Câmpus lidam com a tecnologia móvel; b) conhecer as ferramentas utilizadas para desenvolvimento de aplicações móveis; c) criar um protótipo do aplicativo proposto com um conjunto reduzido de funcionalidades; d) publicar a primeira versão do aplicativo no Google Play Store. Após concluídas estas etapas, no segundo ano do projeto, o aplicativo deve se tornar capaz de interagir com os demais participantes da comunidade acadêmica. Será realizado um estudo sobre os recursos mais avançados da plataforma Android, como localização e comunicação entre os aparelhos e, após a liberação da versão final proposta por este projeto, haverá a devida orientação, bem como o acompanhamento dos usuários. Como resultados parciais do trabalho podem ser citados: um diagnóstico sobre como os alunos do Câmpus lidam com a tecnologia móvel e um protótipo funcional. Este protótipo, desenvolvido com base no diagnóstico realizado, introduz algumas de suas funcionalidades, como calendário letivo, eventos, horário de ônibus, telefones úteis.
PALAVRAS-CHAVE: TECNOLOGIA MÓVEL; ANDROID; RENDIMENTO ESCOLAR.

Publicado
2014-09-09
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio