Compartilhando experiências de leitura usando uma estante virtual

  • Karen Giovanez Nunes IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Silvia de Castro Bertagnolli

Resumo

Muitas vezes um leitor possui uma biblioteca de livros, mas acaba não compartilhando/emprestando esses livros, pois tem receio de perder o controle e não conseguir gerenciar seus empréstimos. Assim, surge o presente trabalho que tem como foco criar um aplicativo para dispositivos móveis que auxilie os leitores que tem por hábito ler e colecionar livros a se organizar e ter o controle dos exemplares que possuem. A proposta é que o leitor represente de forma gráfica os livros que possui em uma estante virtual e assim possa gerenciá-los controlando os que estão emprestados, para quem e quando foram emprestados; além de possibilitar a criação de uma lista de desejos para os livros que ele ainda não possui, mas deseja ler. O trabalho iniciou com a definição do tema, a seleção da plataforma e das tecnologias que seriam utilizadas para o desenvolvimento deste trabalho. Assim, optou-se pelo uso da plataforma móvel, devido aos altos índices de uso de celulares (smartphones) por diferentes categorias de usuários, uma vez tendo selecionado a plataforma, o próximo passo foi a escolha da tecnologia que seria utilizada no desenvolvimento da aplicação, analisando as duas opções disponíveis Android e iOS, selecionou-se a plataforma Android levando em conta os fatores custo e abrangência da tecnologia. Com relação ao custo foi escolhido, porque as ferramentas/linguagens de desenvolvimento possuem baixo custo e não são proprietárias. Já considerando a abrangência da tecnologia observou-se que, o iOS é muito específico e só disponibilizado por dispositivos de um fabricante, enquanto o Android é encontrado em dispositivos de vários fabricantes que compõem a OHA (Open Handset Alliance). Após estas definições e do estudo bibliográfico, foi delimitado o escopo da
aplicação, utilizando a notação UML (Unified Modeling Language), onde as funcionalidades que o trabalho pretende atender foram mapeadas de forma visual com o auxílio de diagramas comportamentais (diagrama de casos de uso e de atividades).
Ao concluir a modelagem e determinar como a aplicação deveria funcionar, passou-se para a etapa de experimentações. Os experimentos iniciais foram realizados usando o Android Studio para que fossem adquiridos conhecimentos de como funciona a plataforma e suas definições, uma vez que a autora não havia tido contato com a tecnologia anteriormente. Foram criadas telas da aplicação, utilizando os conceitos de interfaces gráficas com o usuário, outro ponto estudado na pesquisa bibliográfica. Até o momento, o trabalho conta com um protótipo parcial, que possibilita o registro e a busca de livros na estante, o usuário informa os dados mais gerais do livro que são armazenados em um banco de dados e essas informações são recuperadas pela aplicação, onde os livros cadastrados são representados de forma semelhante a uma estante real. Espera-se que com este aplicativo os leitores possam gerenciar seus empréstimos pessoais e compartilhar experiências de leitura com outros leitores.
PALAVRAS-CHAVE: ESTANTE VIRTUAL; ANDROID; LEITURA.

Publicado
2014-09-10
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio